domingo, 20 de março de 2022

Achados arqueológicos na Catedral Notre Dame em Paris.


Fachada da catedral de Notre-Dame de Paris, antes do incêndio de 2019.

Fonte: Wikimedia Commons


Imagem recente do estaleiro de obras em Notre-Dame. Pretende-se que sejam concluídas até ao começo dos próximos Jogos Olímpicos em 2024.

Fonte: France 24


Julien de Rosa/AFP/Getty Images.


Julien de Rosa/AFP/Getty Images


Julien de Rosa/AFP/Getty Images


Julien de Rosa/AFP/Getty Images.

ACHADOS ARQUEOLÓGICOS NA CATEDRAL DE NOTRE-DAME DE PARIS
No contexto das intervenções de conservação e restauro da catedral de Paris, enquanto se montavam os andaimes necessários para a reconstrução da espiral neo-gótica de Viollet-le-Duc, encontraram-se uma série de túmulos datados dos séculos XIII-XIV no cruzeiro da igreja. Entre estes, destaca-se um sarcófago do século XIV de chumbo ainda intacto, em que uma mini-endoscopia revelou um corpo aparentemente em bom estado de conservação com cabelos, vestes e uma almofada de penas preservados, cuja identidade ainda é desconhecida não obstante se especular que se possa tratar de um “alto dignitário” (sic) religioso.
Para além disso, foi achada uma fossa com vestígios policromados de escultura proveniente do coro-alto, construído em c. 1230 e destruído no século XVIII, que permitem complementar o que já se conhece sobre outras fontes por outras fontes, incluindo outros restos encontrados aquando dos restauros do século XIX. Aguardamos futuros desenvolvimentos destes e outros trabalhos ligados à reconstrução de Notre-Dame de Paris e a sua publicação em revistas da especialidade, de modo a aumentar o nosso conhecimento sobre a evolução de um dos monumentos mais icónicos da Idade Média latina.

Fonte repensando a idade média.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário