Cidade maia perdida escondida nas profundezas da selva de Peten, descoberta por equipe da expedição
Neste momento, a Guatemala está no centro de uma das mais emocionantes revelações arqueológicas do mundo
É impossível dizer quantas cidades antigas ainda podem estar escondidas na remota e inacessível selva da Guatemala. A exploração destes territórios é extremamente difícil e muitas vezes perigosa. Contudo, há aqueles que não são desencorajados por animais temíveis que percorrem a selva ou outros perigos que se podem encontrar no caminho.
Matt Hill de Wiltshire, Reino Unido, que dirige uma empresa local de expedições chamada Matt Hill Expeditions, diz que na sua última visita à Selva Peten na Guatemala, encontrou uma cidade maia perdida. Acompanhada por 20 pessoas, a equipe passou uma semana na selva.
“Levamos 20 pessoas cada vez mais fundo na Selva Peten e passamos sete dias debaixo da copa das árvores dormindo em redes.
Enquanto lá estivemos, encontramos uma antiga cidade maia que tinha estado escondida durante décadas. Além disso, descobrimos que um túnel contendo uma câmara funerária real tinha sido saqueado. No entanto, encontramos artefatos que serão de interesse arqueológico.
Descoberta da cidade maia
A selva na Guatemala é imensa. Neste momento, está no centro de uma das mais emocionantes revelações arqueológicas do mundo.
Muitas das cidades maias estão sendo encontradas do ar usando a tecnologia Lidar, que tem desenterrado centenas de locais mais do que eles pensavam que existiam. Estão em áreas remotas, inacessíveis a veículos e quedas.
Esta nova informação está forçando os historiadores a reescreverem completamente a sua compreensão da história maia. A civilização parece ter sido muito maior e mais complexa do que se pensava anteriormente”, disse Hill ao Wiltshire Times.
De acordo com a entrevista com o Wiltshire Times, Hill “juntou-se a um guia local na caminhada, Carlos Vivar, que se apresentou anteriormente à Royal Geographical Society no Reino Unido.
Carlos disse: “Com a equipe do Matt conseguimos ir mais fundo na selva do que alguma vez levei qualquer um em 25 anos de guia.
Devido à habilidade e experiência da equipe, pudemos passar então sete dias caminhando para o interior da selva, em vez de termos de voltar e sair todos os dias.
Isto permitiu-nos descobrir sítios anteriormente não registados que, sem dúvida, conterão informações e artefatos inestimáveis. Estou entusiasmado por voltar atrás e escava-los”.
O Instituto de Antropologia e História, parte do Ministério da Cultura e Desporto da Guatemala, será solicitado a verificar a descoberta”.
O líder da expedição de Wilshire espera agora que a descoberta seja apresentada à Royal Geographical Society em Londres.
Tecnologia LIDAR
Nos últimos anos, cientistas que utilizam o LIDAR (detecção e alcance de luz) fizeram descobertas incríveis enquanto estudavam a selva na Guatemala. Dessa forma, investigadores da Universidade de Tulane documentaram a descoberta de dezenas de cidades antigas no norte da Guatemala através da utilização da tecnologia Lidar penetrante na selva.
Há algum tempo atrás, cientistas anunciaram ter localizado a mais antiga e maior estrutura Maia do mundo em Tabasco, México, perto da fronteira noroeste da Guatemala.
O local recentemente descoberto de Aguada Fênix espreitou sob a superfície, escondido pelo seu tamanho e baixo perfil, até 2017. O monumento mede quase 4.600 pés de comprimento, varia de 30 a 50 pés de altura, e inclui nove vias de acesso largas.
Para saber mais sobre a cidade Maia perdida descoberta pelos cientistas de Matt Hill, enviaria então uma equipe de arqueologia ao local ou investigá-la-ia utilizando o LIDAR. Pode-se esperar que isto aconteça num futuro próximo.
Fonte : ancientpages
Tradução : Fatos Curiosos
fonte: fatoscuriosos.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário