domingo, 31 de outubro de 2021

Merovech, o lendário Rei dos Francos e da Dinastia Merovíngia.

Merovech – Lendário Rei dos Francos e da Dinastia Merovíngia

A história não é sempre gentil. Enquanto algumas figuras históricas, como os Tudors, os Yorks e lancasters, têm extensas informações escritas sobre eles que sobrevivem à devastação do tempo. Outros não têm tanta sorte. Merovech, lembrado como o Rei dos Francos, é uma daquelas figuras azaradas.

Montagem de bronze prateado de um armário representando a vitória do rei merovíno Merovech sobre os exércitos de Átila, o Huno em 451. Por Emmanuel Fremiet, 1867. No acervo do Museu Metropolitano de Arte. Crédito: Domínio público, CC BY-SA 3.0

Os antigos historiadores cujas obras ainda existem hoje fornecem relatos conflitantes e esparsos do homem declarado como o rei de cabelos compridos. Gregório de Tours, Fredegar e Prisco raramente dizem muito sobre este homem que começou a Dinastia Merovínia.

O que os historiadores têm a dizer sobre Merovech

Gregory de Tours foi provavelmente o mais cruel de todos, colocando Merovech como apenas o pai de Childeric I. É isso e todas as realizações que o pai pode ter obtido foram ignoradas ou inexistentes.

Fredegar faz o nascimento de Merovech ser um pouco sobrenatural. Ele disse que a existência de Merovech era devido a uma união entre sua mãe, a Rainha, e Netuno, o deus da água. Finalmente, é Prisco que fornece a única descrição real do homem. Ele escreveu que Merovech era jovem, de cabeça justa e de cabelos longos.

O que não ajuda é que o reinado de Merovech pode ter sido muito curto para acumular os tributos habituais que vêm de batalhas conquistadas, terras conquistadas e assim por diante. Mas não foi até o 8th Século D.C. que o historiador Francorum nomeia Merovech como sucessor de seu pai ao trono.

Quão vasto era o reino de Merovech?

Como a vida e o nascimento de Merovech, isso também está em disputa. Alguns historiadores afirmam que ele era apenas um chefe local que ainda tinha que suportar o domínio do Império Romano. Roma não foi derrubada até cerca de 20 anos após a morte de Merovech. Outro evento em sua vida que nada é conhecido.

Merovech pode não ter sido um grande governante de uma grande terra, mas mesmo os maiores reinos tiveram que começar pequeno. Roma era uma mera cidade que acabou governando mais da metade do mundo conhecido.

Uma coisa que veio de seu reinado é o símbolo de seu cabelo comprido. Depois de Merovech, todos os reis tinham cabelos longos. Foi dito que se o cabelo do Rei fosse cortado, o rei perderia seu poder. Não há indicação se este é um mito inspirado no relato bíblico de Sansão ou se ele tinha sua própria origem independente.

Como não há nenhum documento antigo sobrevivendo descrevendo o governo franco, o governo e a influência romana, é difícil dizer quanto território e quantas pessoas Merovech governou.

Seu Status Lendário

Porque há tão pouca evidência crível sobre Merovech, seu reinado e seu reino, é fácil para lendas e mitos exagerar o homem e sua contribuição para a vida franca.

Uma dessas histórias vem de um livro mais moderno, o Sangue Sagrado e o Santo Graal. Este livro de 1982 especulou que, como Merovech tinha descendido de uma união entre um peixe e um humano, esta linhagem de alguma forma está ligada ao símbolo cristão primitivo dos peixes.

Os autores continuaram a especular que Merovech era na verdade um descendente direto de Jesus e sua linha real gerou o Santo Graal. A teoria não morreu e recebeu um novo combustível quando o livro O Código Da Vinci foi publicado.

Impressão artística do rei Merovech, medalha de bronze de Jean Dassier, 1720. Biblioteca Nacional da França. Crédito: Domínio Público

Estas não são as únicas obras que usam essa ideia para conduzir os enredos das obras dos diferentes autores. Infelizmente para todos eles, não há absolutamente nenhuma evidência para apoiar sua teoria.

O fato de que ninguém sabe nada sobre Merovech, sua vida, seu reinado e assim por diante, deixa a história vulnerável a todos os tipos de hipóteses excepcionais que não têm esperança em ser verificada.

A história se torna uma ferramenta para aqueles que precisam vender suas obras em vez de uma fonte de fatos e verdade.

Algumas Palavras Finais

Merovech e seu pai, Clodio, são vistos como semi-lendários porque podem ter sido reais, ou podem não ter sido pessoas reais que governaram os Francos. O mistério alimenta sua reputação. Mas o que se sabe ser real é que o filho de Merovech e neto de Clodio era um verdadeiro governante dos francos.

Childeric I era uma figura histórica real e cujos eventos básicos da vida foram registrados por Gregório de Tours. A queda de Childeric eu era seu estilo de vida muito selvagem e extra-curricular.

Fonte : ancientpages

Texto Original :  David Tee

Tradução : Fatos Curiosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário