SELO DE CHUMBO QUE PERTENCEU AO PAPA INOCÊNCIO IV É ENCONTRADO NA INGLATERRA
Os pesquisadores estimam que o artefato tenha cerca de 700 anos
PENÉLOPE COELHO PUBLICADO EM 09/07/2020
Uma nova pesquisa liderada pelo especialista em detecção de metais, Andy Bassett, descobriu evidências de um artefato antigo em um campo no condado de Shropshire, Inglaterra. O objeto em questão é um selo de chumbo — que fora utilizado no envio de uma carta. De acordo com os especialistas, o remetente foi um papa.
O pontífice teria sido Inocêncio IV, cujo o papado se iniciou em 1243. Os pesquisadores trabalham com a possibilidade de que o objeto tenha sido encontrado na Inglaterra, em uma tentativa do Papa em obter o apoio do rei Henrique III, durante sua reivindicação pela Sicília.
Outra hipótese é que a carta tenha sido enviada como agradecimento para um cidadão inglês que tenha ajudado a igreja financeiramente. “Não sabemos a quem o Papa enviou a carta. Tudo o que sabemos é que o selo de chumbo caiu”, afirmou Bassett em entrevista à Associated Press.
O selo agora faz parte dos milhares de objetos arqueológicos que foram oficialmente registrados pela Grã-Bretanha e descobertos pelo Portable Antiquities Scheme do Museu Britânico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário