segunda-feira, 1 de junho de 2020

Espada da Idade do Bronze é encontrada na Eslováquia.

ESPADA DA IDADE DO BRONZE, EXTREMAMENTE BEM PRESERVADA, É ENCONTRADA NA ESLOVÁQUIA

O objeto possui uma curiosa série de defeitos anterior ao enterro e fez parte de um bizarro ritual militar de mais de 2 mil anos
ANDRÉ NOGUEIRA PUBLICADO EM 01/06/2020
Espada no local enterrado
Espada no local enterrado - Divulgação
Uma espada de mais de 2 mil anos, datada da Idade do Bronze, foi encontrada em Lipov, na Eslováquia, em excelente estado de preservação. Segundo o Museu de Krosno, na Polônia, se trata de uma arma Tipo Liptovsky, rara e importante.
Crédito: Divulgação

A descoberta foi anunciada por um escritório regional, que alertou arqueólogos, que por sua vez dataram o objeto entre os anos 1.200 e 1.050 a.C. Ela foi desenterrada numa encosta de uma montanha na floresta local. Feita em Bronze, ela possui traços clássicos da época.
Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Curioso é o fato de, apesar de estar bem conservado, o cabo da espada possui uma série de defeitos, que se atribui à própria fundição do metal: um raio-X revelou várias bolhas de ar no interior do objeto. Arqueólogos tinham suposto que o objeto fora enterrado para que fosse guardado para ocasiões futuras, e deveria pertencer a uma pessoa relativamente rica.
Crédito: Divulgação

Porém, uma análise aprofundada revelou que ela teria sido parte de um ritual militar importante. Estando retorcida no próprio local do enterro, ela teria sido parte de uma espécie de sepultamento em que a sua “alma” fora anulada após a morte de seu proprietário. O objeto foi encaminhado para um museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário