SALAS ESCONDIDAS E TESOUROS VALIOSOS: ESCAVAÇÕES EM POMPEIA SÃO RETOMADAS APÓS QUARENTENA
Após meses paralisadas devido às medidas contra o Coronavírus, as explorações na cidade romana revelaram mais achados
PAMELA MALVA PUBLICADO EM 01/06/2020
![Detalhes das salas encontradas em Pompeia](https://aventurasnahistoria.uol.com.br/media/_versions/arqueologia/salas_em_pompeia_widelg.jpg)
Após uma diminuição no índice de infectados pelo Coronavírus em seu território, a Itália decidiu por retomar algumas atividades. Assim, arqueólogos de Pompeia retomaram as escavações que foram paralisadas pela quarentena.
Uma vez destruída pela erupção do Monte Vesúvio, em 79 d.C., a cidade romana era um importante ponto comercial. Por Pompeia passavam as mercadorias que tinham como destino a Roma e o sul da Itália.
Assim, estudar a vila de Civita Giuliana, por exemplo, se mostra essencial. No assentamento suburbano da antiga cidade, os arqueólogos já descobriram um grande complexo de produção de vinho e óleo.
Anteriormente, as escavações revelaram cerca de 15 quartos divididos entre áreas residenciais e de produção. Agora, novas explorações identificaram mais uma estrutura, formada por cinco salas erguidas com tijolos de tufo.
![](https://aventurasnahistoria.uol.com.br/media/uploads/arqueologia/flor_em_parede_de_pompeia.jpg)
Por enquanto, dois dos quartos foram minuciosamente estudados pelos arqueólogos. Em uma das paredes, os cientistas encontraram a representação de uma flor branca, indicando o local onde possíveis riquezas foram mantidas.
Inscrições antigas e restos de um rico equipamento militar foram encontrados em um dos ambientes. Segundo os arqueólogos, isso pode indicar que a vila pertencia a um general ou a um militar de alto escalão.
Além dos valiosos achados, os especialistas ainda encontraram restos de animais e diversos móveis nos cômodos antigos. Agora, portanto, a expedição deve continuar explorando o resto das salas disponíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário