quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Estes são os tesouros que Pompéia agora abre ao público pela primeira vez.

Um aspecto dos banhos
Um aspecto dos banhos - ABC

Estes são os tesouros que Pompéia agora abre ao público pela primeira vez

A Casa de Leda e a Casa dos Cupidos de Ouro, bem como os Banhos Centrais, novas atrações para o visitante


CORRESPONDENTE EM ROMA  Atualizado:SALVAR

Pompeia mais uma vez se maravilha com a inauguração de novas escavações. Caminho do Vesúvio foi reaberto hoje , no final das operações, para garantir as escavações que ocorrem ao longo de três quilômetros, na fronteira com a área a ser descoberta na antiga cidade romana, destruída pela erupção do Vesúvio em 79 dC. A superfície de Pompéia tinha 66 hectares e, desde meados do século XVIII até hoje, dois terços desse grande parque arqueológico foram trazidos à luz. Portanto, ainda existe a descoberta de um tercdium oculto de Pompéia.
Com a abertura de hoje, o público poderá admirar pela primeira vez o Domus de Leda e o Swan , na Via del Vesubio, descobertos durante as escavações no Regio V do parque, uma operação extraordinária que se enquadra no Projeto da Grande Pompéia , financiado com 105 milhões de euros pela União Europeia. A casa é chamada de afresco refinado presente em um quarto de dormir.
A cena, cheia de sensualidade, representa o encontro entre Júpiter , transformado em cisne, e Leda , mulher de Tíndaro , rei de Esparta. Toda a sala refinou decorações florais, cupidos e cenas de luta com animais. Os ornamentos se estendiam até o teto, que afundavam com o peso dos lapilli , mas fragmentos preciosos foram recuperados. Parte do átrio da residência também foi restaurada, com paredes pintadas de cores vivas. Em um deles aparece o afresco de Narciso , olhando-se na água, absorvido por sua própria imagem, segundo a iconografia clássica.
Pela primeira vez, também é acessível após a restauração do complexo dos Banhos Centrais . Em um dos espaços de entrada para eles, o rastreamento do esqueleto de uma vítima da erupção, uma criança de 7 a 8 anos, que foi descoberta nas escavações do século XIX - então o rastreamento foi feito - e agora Foi recuperado. No momento da erupção, a construção deste complexo não havia sido concluída, mas sua monumentalidade se reflete em uma fachada.
A abertura da Golden Cupids House também é excepcional É um dos mais elegantes da era imperial. Seu nome deve-se aos cupidos gravados em dois medalhões de ouro que adornam um pequeno cubículo na varanda. A casa é construída em torno de um cenário peristilo cercado por colunas, que dava um ar sagrado aos quartos que davam para o pátio. Entre essas salas estava o grande salão de representação, com belas pinturas representando cenas mitológicas e um pavimento em mosaico com uma roseta central, de acordo com a moda da época de Augusto. Objetos do culto à deusa Ísis foram encontrados na casa.
nossa fonte: https://www.abc.es/cultura/abci-pompeya-abre-publico-nuevos-tesoros-201911251815_noticia

Aproveitando a abertura desses novos tesouros ao público, o livro do diretor do Parque Arqueológico, Massimo Osanna , foi apresentado : «Pompeia. O tempo certo. Le nuove scoperte ». ("Pompéia. Tempo encontrado novamente. As novas descobertas"). Um livro de grande interesse, porque a professora Osanna é, desde 2014, a mais alta autoridade do parque e sabe quantos Pompéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário