sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Lenda do Saci Pererê.


Personagem do folclore brasileiro. O dia do saci é 31 de outubro no dia do Halloween da cultura americana. Surgiu entre os povos indígenas do Sul do Brasil, durante o período colonial, fim do séc. XVIII. Representado como um menino moreno e com rabo que fazia travessuras na floresta. 

A lenda migrou pro norte e modificou-se com a cultura africana. Virou um jovem negro que tinha perdido uma luta de capoeira. Usava um gorro vermelho e cachimbo. Apronta travessuras nas casas e nas matas, assusta viajantes, esconde objetos em casa e assusta cavalos e bois no pasto, mas também ajuda aqueles que precisam de ervas para um chá ou uma cura. Mas ele não faz o mal, é brincadeira. Para capturá-lo é preciso jogar uma rede nele. Depois tira-se o gorro e prende ele numa garrafa, assim ele obedecerá o seu dono. 

O personagem ficou famoso pelos contos orais. Virou conto do Monteiro Lobato no Sítio do Pica Pau Amarelo. Virou histórias em quadrinhos com a turma da Mônica de Maurício de Souza, etc... e até símbolo de um time de futebol (Internacional de Porto Alegre/RS). 

Prof. Vanessa de História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário