domingo, 14 de janeiro de 1990

Os resistentes governos socialistas.

Os resistentes governos socialistas após a 2ª Guerra Mundial.

São: Cuba, China, Vietnã e Coreia do Norte.

Cuba obrigou-se a assumir medidas capitalistas para incentivar investimentos internacionais no turismo. 

Na China, Mao Tse Tung, fez a Revolução Cultural em 1966 com violência, tortura e morte de intelectuais e artistas acusados de oposição. O livro vermelho de Mao era exibido como uma arma. A morte de Mao em 1976, deu o governo para Deng Xiao Ping que adotou a política maoísta e reverteu a coletivização no campo e na cidade. Incentivou o capital estrangeiro e desenvolveu a iniciativa privada. O Partido Comunista chinês dominou as zonas econômicas e a importação das tecnologias dos capitalistas. Os populares foram reprimidos no massacre da Praça da Paz Celestial em 1989. Autoridades chinesas recorrem a discursos socialistas com reformulações econômicas capitalistas e chamaram de socialismo com características chinesas. Ocorreu um crescimento da economia chinesa e se tornou o 3º no mundo atrás dos USA e do Japão. 

O Vietnã, depois da guerra contra os USA, seguiu pela linha socialista e sofreu uma crise e teve que adotar medidas capitalistas.

A Coreia do Norte, é uma ditadura de Kim II Sung, sucedido pelo filho Kim Jong-un. Realizaram acordos capitalistas para reformar a miséria e o descontentamento social. 

Boa pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário