sábado, 13 de janeiro de 1990

Um pouco de História da URSS.

Um pouco de História da URSS.

O Governo de Gorbatchov.

Mikhail Gorbatchov assumiu a URSS em 1985. Os países: USA, Japão e Alemanha avançavam na área de tecnologia. O momento era a 3ª Revolução Industrial. As potências capitalistas cresciam e se desenvolviam. A situação soviética resultava de vários motivos. 

Externamente (fora da URSS):

* um rápido desenvolvimento dos países capitalistas, que passaram a liderar em todas as áreas.
* corrida armamentista, obrigava a manter gastos.
* pressões internacionais pelo fim de restrições políticas impostas a população.
* comparação entre as políticas sociais soviéticas e classes sociais dos países capitalistas.

Internamente (dentro da URSS):

* a burocracia imperava o desenvolvimento tecnológico e a livre circulação de ideias.
* lentidão na tomada de decisões, enquanto que nos mercados capitalistas havia rapidez. 
* gastos para auxiliar o estado e grupos pró-soviéticos.
* limitada capacidade de produção.
* população queria bens de consumo incentivados pela propaganda norte americana.

Gorbatchov criou 3 pilares:

1 - a distensão internacional = acordo que interrompeu a corrida armamentista.
2 - a  reestruturação econômica = (Perestroika) projeto para superar a falta de produtos básicos para consumo.
3 - a abertura política = acabava com o centralismo de poder, (Glasnost).

Gorbatchov criou opções para uso (INTERNO):

* fim do regime de partido único.
* surgem novos partidos.
* burocratas ameaçados emperravam a produção nacional gerando dificuldades para a população soviética.

Surgem 2 facções políticas:

Os conservadores contrários a Gorbatchov e os Ultra Reformistas defensores da Perestroika (projeto de Gorbatchov para superar a falta de produtos básicos para consumo). O líder Bóris Yeltsin era dos Ultra Reformistas e o Presidente da Rússia (Konstantin Chernenko) apoiava Goebatchov.

A Glasnost era a transparência e o processo de abertura política para as decisões da URSS controladas por Gorbatchov e o grupo dos burocratas. E junto com a Perestroika, que superava a falta de produtos; essas políticas eram uma tentativa para acabar com a crise social que atravessava a União Soviética. 

A Perestroika e a Glasnost juntas com os países capitalistas prejudicaram os regimes socialistas. Na Alemanha, ocorreu a derrubada do Muro de Berlim, em 1989, símbolo da Guerra Fria. Em 1990, as Alemanhas se uniram e Berlim voltou a ser a capital. Na Polônia, o fim do regime socialista foi em 1990, e o presidente eleito foi Lech Walesa. Na Checoslováquia, o fim do comunismo ajudou a entrada de capital estrangeiro e em 1992, foi dividida em República Tcheca e Eslováquia. Também ocorreram na Hungria, na Bulgária, na Albânia, o partido democrático venceu e acabou com a ditadura stalinista. Na Romênia, o comunista Nicolae Ceausescu determinou a repressão, mas foi executado, depois do julgamento. Na Iugoslávia, o fim levou ao fragmento em várias novas repúblicas: Eslovênia, Croácia, Bósnia Herzegovina, Sérvia, Montenegro, Kosovo e Macedônia.

Os Bálcãs.

É a região da antiga Iugoslávia que sempre teve uma grande diversidade de povos e diferenças culturais, políticas e religiosas. Os eslovenos habsburgos e croatas tornaram-se católicos. Os sérvios escolheram o cristianismo ortodoxo. A Bósnia, Montenegro e a Macedônia pertencem aos muçulmanos. Ocorriam conflitos entre os sérvios e os croatas. Na 2ª Guerra, os croatas viraram independentes e se associaram a Alemanha Nazista para perseguir e executar os sérvios e muçulmanos. O líder Josip Tito formou a Iugoslávia em socialista. Ocorreram muitos conflitos. Ocorreu uma intervenção internacional nos Bálcãs. O Kosovo dos albaneses iniciou uma revolta separatista. Slobodan Milosevic, presidente da Iugoslávia foi preso, julgado e morto e a Iugoslávia foi toda dividida.  

O Fim da URSS - União Soviética.

Gorbatchov sofria oposição política de um lado, e de outro um prestígio com acordos de desarmamento que lhe rendeu um prêmio nobel da paz em 1990. Extinto o Pacto de Varsóvia, organização militar socialista. A região sofria pelos produtos para consumo e pelos conflitos entre a diversidade dos povos. Em 1991, Gorbatchov, enfraquecido e pressionado declarou o fim da URSS (União Republicana Soviética Socialista). A posição maior ficou com a Rússia, sob o governo de Bóris Yeltsin. Ocorreram muitos conflitos e crises étnicas, administrativas, econômicas e separatistas; como a Chechenia, da região do Caucaso com os muçulmanos lutando na capital Grozny. Ocorreu uma crise financeira em 1998, com altas taxas de desemprego, pobreza, corrupção, impeachment e outras pressões. Yeltsin, renunciou em 1999 e Vladmir Putin assumiu, sendo reeleito mais tarde. Ocorreu a retomada do crescimento.

Lista de Presidentes da Rússia.

Vladimir Lenin - início 30/12/1922 a 21/01/1924. 

Alexei Rykov - início 02/02/1924 a ?

Joseph Stalin - início ? a 05/03/1953.

Gueorgui Malenkov - início 05/03/1953 a 08/02/1955.

Nikita Khrushchev - início 27/03/1955 a 14/10/1964.

Leonid Brezhnev - início 14/10/1964 a 10/11/1982.

Yuri Andropov - início 12/11/1982 a 09/02/1984.

Konstantin Chernenko - início 13/02/1984 a 10/03/1985.

Mikhail Gorbatchov - início 11/03/1985 a 25/12/1981 no fim da dissolução da URSS.

Bóris Yeltsin - 1991 até 1999.

Vladmir Putin - 1999 até hoje.

                         Boa pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário