Nessa aula vou falar sobre um olhar histórico sobre o Livro: As mais belas lendas da Idade Média. Uma breve resenha ou ficha de leitura contada.
Acessa: https://youtu.be/LFN9BwOi1qg
Te inscreve no canal para receber as novidades.
Segue no Instagram: junge.frau
인스타그램 팔로우: junge.frau
Deixa um like no vídeo.
좋아요, 댓글, 공유.
CURTA, COMENTE, COMPARTILHE.
INSCREVA-SE NO CANAL E TORNE-SE MEMBRO!
Quer ajudar o canal?
Chave PIX: 51993151739
Bibliografia: Camiglieri, Laurence. As mais belas lendas da Idade Média/Laurence Camiglieri, Marcelle Huisman, Georges Huisman: tradução Monica Stahel – São Paulo: Martins Fontes, 2001.
O livro é considerado um romance histórico por ser uma narrativa romanceada dos contos arturianos e histórico por ser baseado em fatos reais e históricos; explicados e comprovados por documentos ao longo da estória.
Os personagens mais apaixonantes que uma história pode ter: os cavaleiros mais corajosos, os reis e nobres mais bravos, as mais belas donzelas, as fadas e feiticeiras mais enciumadas e os vilões mais desprezíveis.
O cenário é composto de ricos castelos, grandes mosteiros, uma floresta encantada, muitas batalhas e guerras fervorosas, cavernas e cachoeiras incríveis, feudos, cidades e vilarejos mais remotos. O choque com os bárbaros, ocorrido por invasões e conflitos sangrentos.
O livro é dividido em blocos de contos lendários e muito rico em informações históricas. O primeiro bloco é dedicado as lendas dos cavaleiros da távola redonda e seus personagens mais notáveis: O mago Mérlim, o Rei Arthur, Lancelot o cavaleiro, a bela Guinevere, a dama do lago entre outros.
O segundo bloco aponta as mais famosas lendas e contos da Idade Média. Nele se destacam: A canção de Rolando, Guilherme de Orange, as proezas de Vivieno e o Romance do Raposo. Todos personagens e fatos importantes da cultura de uma época, que marcou, e influencia até hoje a história ocidental.
O terceiro bloco é a parte documental onde consta a imagem e um breve texto explicando historicamente como era e funcionava a sociedade medieval. o castelo, o feudo, o início das vilas, cidades, feiras, ou seja, a estrutura da sociedade. A posição social das pessoas aparece na classe dividida entre os escravos, trabalhadores, cavaleiros, nobres, damas e outra figuras dessa época.
O mundo medieval descrito com romantismo, sátira, magia, ação e humor, misturado entre lendas e a realidade histórica.
São 309 páginas de emoção para aqueles que gostam da História Medieval. Aproveite.
Imagem abaixo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário