domingo, 10 de julho de 2022

O Pós 2ª Guerra e a Guerra Fria.

 A Guerra Fria.

Inicia após a 2ª Guerra Mundial.

Estados Unidos e URSS – brigam por poder político, econômico e militar no mundo.

URSS = socialista, Partido Comunista, igualdade social e falta democracia.

USA = capitalista, economia de mercado, democracia e propriedade privada.

De 1940 a té 1989 = tentaram implantar as suas políticas em outros países.

A guerra fria não houve combate militar, ocorreu no campo ideológico e os dois possuíam armas nucleares, por isso era perigoso.

A paz armada = é a definição de um período onde os dois países foram para uma corrida armamentista, espalharam exércitos nos países aliados. O equilíbrio garantiu a paz. Formação de dois blocos militares. Os dois blocos militares tinham o objetivo de defender os seus interesses militares entre os sócios.

OTAN = organização do Tratado do Atlântico Norte, 1949. O líder era os USA e os aliados = Europa Ocidental, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia.

Pacto de Varsóvia = o líder era a URSS, em defesa de países socialistas: Cuba, China, Coréia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia.

A Corrida Espacial = ocorreu com os dois países ao mesmo tempo. USA e URSS correram para os avanços espaciais. Em 1957, a URSS lança um foguete Sputnik com um cão para o espaço. Em 1969, os USA mandam astronautas ao espaço, e eles chegam na Lua.

A Caca as Bruxas = os USA combate ao comunismo usando meios de comunicação para divulgar o “american way of life”. Americanos foram presos por defender ideias socialistas. Isso se espalhou pelo mundo para dizer que o socialismo era ruim. Os URSS com o Partido Comunista perseguiu, prendeu e matou quem não seguia as regras. Ocorria investigação e espionagem de ambos os lados. A CIA pelos USA e a KGB pelos URSS.

A Divisão da Alemanha = após a segunda guerra, foi dividida a Alemanha. A República Democrática em Berlim era soviética e socialista. A República Federal em Bonn era a parte capitalista. Em 1961 - Fizeram o Muro de Berlim. E ele será derrubado em 1989.

A Cortina de Ferro = em 1946, Churchill, Ministro Britânico, discursou nos USA e chamou a “cortina de ferro”, a influência da URSS. Churchill defendia que a URSS era inimiga dos valores e da democracia.

Plano Marshall e Comecon = são planos econômicos. Os USA tinha o Plano Marshall que emprestava dinheiro para reconstruir os países atingidos pela guerra. Os URSS, tinha o Comecon, em 1949 garantia dinheiro aos países socialistas.

Guerra da Coreia = 1951 – 1953, quando ocorre a pressão para virar socialista. O sul resiste com o apoio militar dos USA. A Coreia é dividida. O Norte é socialista e o Sul capitalista.

Guerra do Vietnã = 1959 – 1975, intervenção direta. Os USA tem dificuldade de enfrentar os vietcongs que são apoiados pelos URSS. Os USA são derrotados. O Vietnã é socialista.

Fim da Guerra Fria = atraso econômico e crises no socialismo. Em 1989 cai o muro de Berlim. A Alemanha é reunificada. O Presidente dos URSS Gorbachev acelera o fim do socialismo. As reformas econômicas e acordos com os USA com mudanças políticas. O capitalismo sai vitorioso.

Bem Estar = Welfare State = o Estado social garante a educação, saúde, habitação, renda e segurança social a todos. Os direitos sociais surgem depois da 2ª guerra. A Inglaterra usa na saúde e educação. Intervém na economia, regula atividades produtivas, assegura a geração de riquezas e diminui a desigualdade social, originado dos conflitos sociais pelo capitalismo. Exemplo: a crise de 29. O capitalismo livre de controle gerava desigualdade social. Os conflitos ameaçavam a estabilidade política. Os direitos reformam o bem estar e compatibiliza o capitalismo e a democracia. As lutas não acabam, mas são direcionadas. A crise está em harmonizar gastos públicos com economia capitalista. Desunião entre capital e trabalho. Ocorre a privatização de empresas públicas.

Bem estar no Brasil = a Era Vargas, 1930 – 1945, auge da ditadura militar, 1964 – 1985, gastos públicos, comunicação, energia elétrica, construção de estradas e empresas públicas. Em 1970 – a classe empresarial critica o intervencionismo estatal. O povo pede a desestatização. Ocorre a transição para a democracia. Momento do estado pagar as dívidas sociais, não ocorre. Em 1985, sucede o governo democrático com político neoliberal e privatizam as empresas estatais.

A Questão Palestina = em 1948, o povo na palestina, árabes, islâmicos e sunitas confrontam o Estado de Israel. Em 1950, surge Yasser Arafat criando AI – Fatah e domina a OLP organização pela liberdade Palestina. Com princípios de não reconhecer o Estado de Israel, nem o direito dos judeus viverem na Palestina. Em 1970, árabes usam o petróleo como pressão política e econômica. O Golfo Pérsico fornecia mais petróleo que todos no planeta. Nova crise do petróleo por um golpe de estado pela CIA dos USA para modernizar e implantar valores ocidentais, ocorre o choque com a sociedade islâmica, ocorre o domínio dos aiatolás em 1979 com líderes religiosos e sua teocracia e ódio aos americanos. Em 1986, a OLP, tem líder Arafat contra Israel chama a atenção do mundo com precárias condições dos palestinos. Criam a intifada, guerra das pedras, jovens, velhos e crianças enfrentam judeus com paus e pedras. Podendo ocorrer a qualquer momento de acordo com comandos palestinos.

Ditaduras Latino-Americanas = a independência deu origem a vários estados independentes, mas não deu fim a independência econômica. Continuou a desigualdade social e a exclusão econômica. Depois da 2ª guerra o sucesso da Revolução Cubana, inspira movimentos de transformação política. Os USA preocupava-se com agitações políticas que abalassem a hegemonia. Entre 1960 – 1970, movimentos foram atacados pelas elites. Pediram ajuda aos USA para acabar com movimentos revolucionários.

Por Vanessa Candia.

Prof. de História. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário