Educação Artística II.
Tradição clássica
– Mimesi – Imitação – Modernidade – conceito de sistema de arte.
Campo artístico
= Academia de Belas Artes, Salões de Belas Artes e Museus, geralmente são
mantidos pelo Estado.
Campo
artístico moderno = Academia de Belas Artes, Salões de Belas Artes, Museus,
podem ser mantidos pelo Estado ou Privados, já as escolas privadas, os salões
privados, as galerias de arte e os críticos de arte, são somente privados.
Período
Arcaico.
Características
orientalistas, corós é a figura masculisna e a coreia é a figura feminina. Os padrões
de pose continuam retos, a mulher com os cabelos caídos nos ombros e com a mão
no peito. São formas de representação rígida e o homem com uma anatomia
estática, esquematizada.
Na tradição
clássica, vemos o Odoríforo de Policleto com sua estatura perfeita. O Discóbulo
de Policleto com a noção de movimento, onde a figura está concentrada no
lançamento e o corpo é perfeito.
Bibliografia
de Artes.
PONTUAL,
Roberto. Dicionário de artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro, Civ.
Brasileira, 1969.
TELLES,
Gilberto Mendonça. Vanguardas europeias e modernismo brasileiro. Petrópolis, Vozes,
1982.
ZANINI,
Walter. História da arte no Brasil. São Paulo, Instituto M. Moreira Salles,
1983.
______. A
arte no Brasil nas décadas de 1930-40. São Paulo, Nobel/EDUSP, 1991.
ZÍLIO,
Carlos. A querela do Brasil. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1982.
Por: Vanessa Candia.
Prof. de História da Arte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário