quarta-feira, 13 de julho de 2022

Educação Artística II.

Educação Artística II.

Tradição clássica – Mimesi – Imitação – Modernidade – conceito de sistema de arte.

Campo artístico = Academia de Belas Artes, Salões de Belas Artes e Museus, geralmente são mantidos pelo Estado.

Campo artístico moderno = Academia de Belas Artes, Salões de Belas Artes, Museus, podem ser mantidos pelo Estado ou Privados, já as escolas privadas, os salões privados, as galerias de arte e os críticos de arte, são somente privados.

Período Arcaico.

Características orientalistas, corós é a figura masculisna e a coreia é a figura feminina. Os padrões de pose continuam retos, a mulher com os cabelos caídos nos ombros e com a mão no peito. São formas de representação rígida e o homem com uma anatomia estática, esquematizada.

Na tradição clássica, vemos o Odoríforo de Policleto com sua estatura perfeita. O Discóbulo de Policleto com a noção de movimento, onde a figura está concentrada no lançamento e o corpo é perfeito.

Bibliografia de Artes.

PONTUAL, Roberto. Dicionário de artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro, Civ. Brasileira, 1969.

TELLES, Gilberto Mendonça. Vanguardas europeias e modernismo brasileiro. Petrópolis, Vozes, 1982.

ZANINI, Walter. História da arte no Brasil. São Paulo, Instituto M. Moreira Salles, 1983.

______. A arte no Brasil nas décadas de 1930-40. São Paulo, Nobel/EDUSP, 1991.

ZÍLIO, Carlos. A querela do Brasil. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1982.


Por: Vanessa Candia.

Prof. de História da Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário