domingo, 12 de junho de 2022

Falerii Novi, cidade romana antiga, na Itália.

Falerii Novi – os segredos da enorme cidade romana subterrânea antiga.

A cidade foi ocupada durante a antiguidade romana e o início do período medieval.

O antigo Império Romano dependia de uma rede de cidades que desempenhava um papel central na administração, organização social e economia do seu domínio. No primeiro século d.C., existiam aproximadamente 2000 cidades em todo o mundo romano, e uma delas era Falerii Novi.

Os registos históricos informam que Falerii Novi foi fundada pela tribo Falisci em 241 a.C., após a derrota de uma revolta liderada pelos habitantes das vizinhas Falerii Veteres (agora Civita Castellana). A cidade fortificada de Falerii Novi em Lazio, Itália, foi habitada até ao século VII a.C., quando foi então abandonada e, mais ou menos esquecida, enterrada debaixo de campos agrícolas e olivais.

“Segundo uma fonte, o cronista Zonaras do século XII, Roma reinstalou à força os falcanos derrotados em um local menos defensável – Falerii Novi ou “novas Falerii”. A sua construção, intimamente associada à estrada romana Via Amerina, é, portanto, um exemplo raro de planejamento urbano republicano romano preservado.

A cidade foi ocupada durante a antiguidade romana e o início do período medieval (séculos VI e VII d.C.). Estava numa rota comercial estratégica fundamental que conduzia a norte de Roma, talvez de Ponte Milvio, através do centro de Itália.

Sabemos pouco da sua história posterior, exceto que a ainda existente igreja de Santa Maria di Falleri foi fundada pelos beneditinos em 1036, dissolvida em 1392, e o edifício estava em ruínas em 1571. Está agora em grande parte restaurada com estradas romanas escavadas, visíveis sob o chão.

No entanto, quando e como Falerii Novi foi enterrada permanece um mistério. Como é que uma cidade tão grande e murada ficou coberta de tanta terra? E o que aconteceu no final da antiguidade para causar o seu abandono”?

Falerii Nov
A igreja de Santa Maria di Falleri em 1972. Crédito: Wikimedia Commons

Levantamento de Falerii Novi.

Em 2020, arqueólogos da Universidade de Cambridge e Gand anunciaram um levantamento cartográfico de radar de penetração terrestre detalhado que resultou então na descoberta de uma enorme cidade subterrânea antiga.

A cidade romana descoberta usando radar era diferente de tudo o que tinha sido visto anteriormente. Cobrindo uma área de aproximadamente 30 hectares e tendo pouco menos de metade do tamanho de Pompeia, a cidade consistia em um complexo de mercado, templo, um monumento público, bem como uma extensa rede de condutas de água.

A antiga cidade descoberta pelos investigadores era Falerii Novi, contudo, o local era muito grande para ser escavado. Felizmente, imagens 3D de alta resolução de estruturas enterradas permitiram aos cientistas viajar no tempo e compreender melhor como era este lugar.

A pesquisa de GPS revelou “edifícios públicos anteriormente não registados, tais como um templo, um macélio ou um edifício de mercado, e um complexo de banhos. Embora estes edifícios se enquadrem no repertório esperado de uma cidade romana, alguns são arquitetonicamente sofisticados – mais elaborados do que normalmente seria de esperar numa cidade pequena.

Mais inesperadas foram duas enormes estruturas adjacentes às muralhas. Imediatamente a leste do portão norte está um recinto definido em três lados por uma substancial porção duplex (passagem coberta com uma fila central de colunas) de aproximadamente 90 × 40m de dimensão, abrindo-se para a rua. Um par de estruturas, cada uma com um nicho central, viradas uma para a outra dentro do interior do complexo”.

Descoberta significativa.

No seu estudo científico, os investigadores explicaram que não estavam familiarizados com um paralelo direto a esta estrutura, entretanto, que se tratava de um monumento público.

De acordo com os cientistas, uma das estruturas mais incríveis descobertas durante este levantamento foi, sem dúvida, uma estrutura colossal, com mais de 100 metros de comprimento, que se pensava ser um templo com colunatas contra a muralha norte da cidade.

A descoberta da antiga cidade subterrânea de Falerii Novi é significativa porque a compreensão do primeiro desenvolvimento das cidades em Itália durante este período é central para qualquer compreensão do próprio imperialismo romano. Contudo, como o Professor Martin Millett também explicou,” as primeiras fases destas cidades, muitas das quais continuaram em ocupação até hoje, encontram-se profundamente enterradas sob estruturas posteriores”.

A descoberta da antiga cidade subterrânea de Falerii Novi enfatiza a importância do levantamento cartográfico por radar de penetração terrestre no campo da arqueologia.

Fonte : ancientpages

Tradução : Fatos Curiosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário