sexta-feira, 10 de junho de 2022

Descobertas em caverna na Islândia podem confirmar as sagas nórdicas.

Descobertas na misteriosa caverna da Era Viking na Islândia podem confirmar as sagas nórdicas.

A primeira caverna intacta, feita pelo homem em Oddi está atualmente sendo escavada por cientistas e os resultados são muito intrigantes.

Aconteceu que no passado as descobertas arqueológicas confirmaram acontecimentos descritos em sagas nórdicas. Sabemos, por exemplo, que as sagas nórdicas falam de viagens Vikings ao estrangeiro, a terras distantes. Um deles foi à América, contudo, estes relatos há muito foram descartados como contos fictícios.

Entretanto, as descobertas arqueológicas forçam os cientistas a reconsiderar teorias anteriores. A descoberta do sítio Viking L’Anse Aux Meadows na Terra Nova, Canadá, mudou a compreensão dos historiadores sobre as primeiras explorações Viking e confirmou as sagas nórdicas, escritas entre 1220 e 1280.

A Islândia está também muito associada aos Vikings. Quando se visita a Islândia, pode-se ver, portanto, muitas ruínas e montes funerários que testemunham a presença dos Vikings nesta parte do mundo.

De acordo com um interessante relatório da Islândia, a primeira caverna intacta, feita pelo homem em Oddi está atualmente sendo escavada por cientistas e os resultados são muito intrigantes. A caverna da era Viking, localizada no sul da Islândia, consiste numa vasta rede de cavernas. Dessa forma, todo o complexo subterrâneo é muito mais antigo e maior do que se pensava anteriormente.

Mbl.is relata que as escavações, substanciadas por camadas de tefra, mostram que a escavação das cavernas em Oddi aconteceu pela primeira vez em meados do século X.

“Não há realmente palavras para o descrever”, disse o arqueólogo Kristborg Þórsdóttir sobre a experiência de estar de pé no que é uma das estruturas mais bem preservadas da era Viking. Kristborg está liderando o atual estudo interdisciplinar sobre as grutas, que tem estado em curso desde 2020.

“A dimensão destas estruturas é tão vasta, que não tem havido um estudo de estruturas tão grandes, e definitivamente não a partir deste período na Islândia”.

sagas nórdicas
Crédito: Ljósmynd/Kristborg Þórsdóttir

Oddi – um lugar histórico.

Oddi é um lugar histórico interessante associado a Sæmundur The Wise (1056 – 1133), que entre muitas coisas é famoso por ter enganado o Diabo em três ocasiões, de acordo com as crenças islandesas.

“O local histórico de uma igreja, fazenda e vicariato, Oddi foi em tempos uma das mais importantes sedes culturais e políticas da Islândia e lar de um poderoso clã conhecido como Oddverjar. O estudo atual está em curso há dois anos, com o objetivo principal de lançar luz sobre a cultura da escrita que ali existia durante os séculos XI e XII, quando os Oddverjar se encontravam no auge dos seus poderes. Sæmundur fróði (Sæmundur the Learned, 1056-1133) era o membro mais famoso do clã.

Estudou na França e escreveu uma das primeiras histórias dos reis noruegueses, embora esse manuscrito tenha se perdido. O neto de Sæmundur, Jón Loftsson, foi um poderoso chefe que fomentou Snorri Sturluson, o famoso historiador, poeta e legislador que se pensa ter sido autor ou parcialmente autor de grandes obras medievais como a Prose Edda (conhecida como Snorri’s Edda em islandês), a fonte mais significativa da mitologia nórdica, bem como a Heimskringla, uma saga dos reis noruegueses que se baseou provavelmente no manuscrito perdido de Sæmundur fróði.

“Acabamos de abrir parcialmente a grande e desmoronada caverna a que a nossa pequena caverna está ligada”, disse Kristborg à Icelandic Review. “Ainda temos de cavar mais fundo; estamos apenas trabalhando no sentido de tornar as condições seguras”. A caverna ficou muito profunda e a rocha não tem solidez. Por isso, levou algum tempo”.

Situação da caverna.

Kristborg enfatiza que a investigação minuciosa da caverna deve ser feita o mais rapidamente possível, pois está construída em arenito.

“A rocha é tão porosa que se desmorona diante dos nossos olhos”. Pensa-se que não utilizaravam as cavernas durante muito tempo, porque são muito propensas à desintegração.

Os recursos para arqueólogos também continuam sendo limitados. “Temos apenas fundos e tempo limitados e, assim, nunca se sabe o que vai acontecer no próximo ano. Talvez possamos continuar, talvez não. E a informação perde-se sempre de ano para ano, a preservação fica pior”.

Como relatado pela Icelandic Review, “Kristborg diz que a caverna sendo escavada pode possivelmente ser Nautahellir, Bull Cave, mencionada em Jarteinabók Þorláks Biskups (Bishop Þorlákur’s Legends of Saints), que data de 1210 – 1250. O manuscrito relata como o Nautahellir desabou com 12 touros dentro. Um deles foi então resgatado dos escombros.

“Embora seja mais antigo do que isso, é provável que [a caverna] tenha sido utilizada para gado”, explicou Kristborg. “Se foi para aquele touro específico, não sabemos. Contudo, a história da sua utilização remonta obviamente mais atrás do que conseguimos ainda rastrear”.

Sagas nórdicas.

“As grutas em Oddi têm uma história complexa e fascinante para contar”, diz Kristborg. Entretanto, o âmbito da investigação atual é tal que ela e a sua equipe precisam manter o seu foco estreito. “Estas são estruturas enormes e um sistema incrivelmente grande de cavernas que estamos apenas começando a dominar. […] Precisaríamos de realizar um estudo muito, muito maior, com uma equipe muito maior, a fim de chegar ao fundo disto e traçar por completo esta história, a história da utilização destas cavernas”.

Os islandeses são sem dúvida descendentes de Vikings, e as grutas de Oddi poderiam fornecer aos cientistas informações históricas sobre a ligação entre as sagas nórdicas e o manuscrito perdido de Sæmundur fróði.

Fonte : ancientpages

Tradução : Fatos Curiosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário