Mistério em Stonehenge: descoberta uma rede com centenas de poços subterrâneos conectados
O sítio arqueológico de Stonehenge continua a surpreender pesquisadores. Agora, um grupo de arqueólogos encontrou uma rede de poços pré-históricos escondidos ao redor da estrutura de pedra. Conforme os especialistas, alguns dos grandes buracos teriam sido feitos por humanos há milhares de anos.
Ferramentas de pedra
Por meio da tecnologia de indução eletromagnética, a equipe vasculhou cerca de 2,5 quilômetros quadrados ao redor de Stonehenge e usou um algoritmo para detectar anomalias. O algoritmo identificou 415 poços com mais de 2,4 metros de diâmetro e cerca de 3 mil poços menores.
A equipe escavou nove dos grandes poços e descobriu que seis deles foram feitos por humanos em tempos pré-históricos. Eles chegaram a essa conclusão com base nos artefatos encontrados dentro deles e no formato dos poços. O poço escavado mais antigo tinha cerca de 10 mil anos e continha os restos de ferramentas de pedra que podem ter sido usadas para caçar.
Os pesquisadores suspeitam que os poços estavam de alguma forma relacionados à "estruturação cerimonial de longo prazo" de Stonehenge. Poços pré-históricos são estruturas arqueológicas comuns no Reino Unido e no noroeste da Europa, mas geralmente não alcançam profundidades maiores do que um metro. Poços ovais com mais de 2,4 metros de largura são muito raros, mas eles parecem estar excepcionalmente concentrados ao redor de Stonehenge.
Stonehenge foi construída no período neolítico, há cerca de 5400 anos. A estrutura principal é composta de blocos de arenito gigantescos conhecidos como "sarsens", cada um pesando uma média de 25 toneladas. Um estudo recente apontou que o monumento pode ter servido como uma espécie de calendário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário