sexta-feira, 10 de dezembro de 1993

Moldávia, país do Leste Europeu.


MOLDÁVIA...
Localizada no Leste Europeu, a Moldávia limita-se com a Romênia (a oeste) e a Ucrânia (ao norte, leste e sul). A partir do século XV, o país passou a ser controlado por senhores feudais da Hungria, Lituânia, Romênia e Turquia. Entretanto, em 1812, a Rússia passou a exercer domínio na região.

Em 1918, a Moldávia foi integrada à Romênia, porém a Rússia reconquistou o território, em 1940. A independência nacional só foi obtida em agosto de 1991, após a fragmentação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). A princípio, houve um movimento de reunificação com a Romênia, no entanto, um referendo realizado em março de 1994 estabeleceu a independência total do país, que passou a integrar a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) – grupo formado pela Rússia e as antigas nações que compunham a URSS.

Após a declaração da independência, a Moldávia passou a enfrentar dois fortes movimentos separatistas em seu território: na região da Transnístria (leste do rio Dniester), habitada por russos e ucranianos, além de reivindicação de autonomia da minoria cristã de língua turca da Gagaúzia (sul).

Atualmente, a Moldávia está entre os países menos desenvolvidos da Europa, visto que seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é o menor do continente: 0,623. A Moldávia é um país pouco industrializado, sendo a agricultura e a pecuárias as principais atividades econômicas do país, em especial o cultivo de uva (o país possui vinícolas de renome internacional). A nação também abriga pequenas reservas de petróleo e gás natural, que são pouco exploradas.

CURIOSIDADES
- Trens Precisam Ser “Içados” Para Entrarem na Moldávia;

- Possui dois Alfabetos, duas Línguas e muitas pessoas Trilíngue;

- Seu território é um pouco menor que o Rio de Janeiro;

- Possui uma área separatistas – Transnítria

Fonte: publicação de Elson Godoi in facebook.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário