sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

As cavernas de Cajamarca, no Peru.

Conheça as cavernas artificiais de Ventanillas de Otuzco na cidade de Cajamarca no Peru

Não muito longe da cidade de Cajamarca existe um fascinante sítio arqueológico conhecido como Ventanillas de Otuzco que está situado sobre uma rocha vulcânica.

Muitos lugares antigos no Peru são tão bonitos como valiosos para a história. Não muito longe da cidade de Cajamarca existe um fascinante sítio arqueológico conhecido como Ventanillas de Otuzco que está situado sobre uma rocha vulcânica. O que torna Ventanillas de Otuzco único são as suas grutas artificiais que há muito interessam aos estudiosos.

Localizadas a 2.650 metros acima do nível do mar, as cavernas artificiais de Ventanillas de Otuzco tiveram seu uso por volta de (200 d.C. -800 d.C.) pela Cultura Cajamarca para enterrar os seus mortos. Esta necrópole pré-Inca tem uma arquitetura única com centenas de janelas para cada indivíduo falecido. Cada uma destas grutas tem uma entrada que é retangular ou quadrangular, com uma altura de 50 a 60 centímetros.

Os investigadores não conseguiam compreender porque é que não foi possível encontrar esqueletos completos dentro das grutas ao examinar a necrópole. As escavações no local e nas proximidades indicavam Ventanillas de Otuzco como local de sepultamento secundário. Dessa forma, a ausência de esqueletos completos sugere que Ventanillas de Otuzco era uma necrópole. Bem como um local ritual que simbolizava o culto dos mortos e dos antepassados de Cajamarca.

Quando o povo de Cajamarca enterrou os seus mortos, não os colocou imediatamente dentro deste cemitério. O cadáver foi enterrado pela primeira vez no chão. Posteriormente alguns ossos e crânios foram depositados nos nichos esculpidos nas rochas de Otuzco, possivelmente para fins de veneração.

O primeiro estudo e investigação documentada de Ventanillas de Otuzco foi feita por Julio César Tello (1880 – 1947), o pai da arqueologia peruana, que é considerado como o primeiro arqueólogo indígena da América do Sul. Tello, que explorou muitos sítios antigos no Peru, é creditado, portanto, com a descoberta da cultura Paracas e da cultura Chavin.

Passagens Secretas

Cajamarca
O Ventanillas de Otuzco é um complexo funerário e mausoléu milenar localizado a cerca de trinta minutos do centro de Cajamarca, Peru. Crédito: Elisolidum – CC POR 4,0

Em tempos mais recentes, os cientistas que examinaram as criptas escondidas dentro da rocha vulcânica descobriram que os nichos eram construídos sob a forma de galerias. Os nichos se ligavam então a partir do interior, uns com os outros.

Ventanillas de Otuzco tem 337 janelas. Todos estes buracos levam a um corredor que se liga ao coração da massa rochosa onde existem mais nichos, na sua maioria simples. Embora existam também múltiplos nichos que constituem passagens com nichos laterais.

A lenda diz que através de algumas janelas, é possível entrar em galerias escuras e misteriosas, cujo fim inatingível inspirou a imaginação do homem na criação de passagens secretas que uniriam Cajamarca com o departamento de Cusco.

 Batalha de Cajamarca

Os estudantes da história antiga peruana estão familiarizados com a horrível Batalha de Cajamarca, durante a qual Francisco Pizarro e os seus conquistadores se confrontaram com Atahualpa e uma enorme força de guerreiros incas. Atahualpa foi capturado, oferecido para encher uma sala com um tesouro como resgate pela sua libertação e Pizarro aceitou. Finalmente, cerca de 24 toneladas de ouro e prata foram trazidas para os espanhóis de todo o Império Inca.

Embora Atahualpa tivesse fornecido o resgate mais rico da história do mundo, Pizarro de forma traiçoeira o colocou em julgamento por conspiração para derrubar os espanhóis, por mandar assassinar o seu meio-irmão Huascar. Bem como várias outras acusações menores. Dessa forma, um tribunal espanhol condenou Atahualpa à morte.

Em 29 de Agosto de 1533, o imperador foi amarrado a uma estaca e ofereceu então a opção de ser queimado vivo ou estrangulado por garrote se ele se convertesse ao cristianismo. Na esperança de preservar o seu corpo para mumificação, Atahualpa escolheu este último, e um colar de ferro foi apertado à volta do seu pescoço até à sua morte. Esta execução do último imperador inca Atahualpa venceu a resistência nativa.

Fabricação de cerâmicas

O povo pré-Inca Cajamarca é hoje recordado pela sua magnífica necrópole, Ventanillas de Otuzco, uma atração turística popular.No entanto, não esqueçamos que a cultura de Cajamarca produziu magníficas cerâmicas.É uma cerâmica fina, esbranquiçada ou de cor creme. A decoração é feita com um pincel e atinge um efeito floral, cursivo ou caligráfico, após um primeiro momento de simples ornamentação.

Aqueles que desejam viajar no tempo e admirar Ventanillas de Otuzco podem ter em mente que a época ideal para visitar Ventanillas de Otuzco é de maio a setembro.O que corresponde, portanto, a uma época do ano com pouca chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário