Tesouro de prata exclusivo da era Viking encontrado em uma fazenda perto de Estocolmo, na Suécia
Ainda existem muitos belos tesouros da Era Viking esperando para serem descobertos e um deles acaba de ser descoberto em uma fazenda perto de Estocolmo, na Suécia. Os arqueólogos estão acostumados a descobrir antigos artefatos históricos, mas encontrar um tesouro de prata antigo é quase um sonho.
Crédito: The Archaeologists and Acta Konserveringscentrum – Compilação de imagens: AncientPages.com
“Isso é algo que você provavelmente só experimenta uma vez na vida”, diz Maria Lingström em The Archaeologists, National Historical Museums na Suécia.
Durante a escavação em Viggbyholm, Täby, fora de Estocolmo, os arqueólogos encontraram mais de 20 casas e edifícios, os mais antigos datando de cerca de 400 DC, continuando na Era Viking (800–1050 DC) e no início da Idade Média.
Limpeza de um dos anéis de pescoço estilo torque. Crédito: Acta Konserveringscentrum
Isso não foi surpreendente, porque se presumiu que essa área em particular já era habitada há várias centenas de anos.
Os cientistas sabiam que este local havia sido uma aldeia viking , mas o que estava realmente escondido sob o solo era um mistério.
Ao examinar o solo com um detector de metais, os cientistas de repente notaram que algo estava enterrado sob o solo.
Moeda da Normandia. Crédito: Acta Konserveringscentrum AB
Finalmente, eles encontraram uma urna que continha oito colares de prata, pulseiras e várias moedas de diferentes países.
– Quando comecei a remover cuidadosamente os anéis de pescoço um por um, tive essa sensação extraordinária de “eles simplesmente continuam vindo e vindo”. No total, eram oito anéis de pescoço estilo torque de alta qualidade, extraordinariamente bem preservados, apesar de terem sido feitos e depositados quase mil anos atrás. Pareciam quase completamente novos ”, diz Maria Lingström.
As moedas foram depositadas em uma bolsa de linho e as joias dentro da urna.
O tesouro de prata da Era Viking encontrado perto de Estocolmo. Crédito: Acta Konserveringscentrum AB
“As moedas são um exemplo perfeito das conexões de longo alcance e do comércio florescente, que floresceu na Escandinávia da Era Viking. Várias moedas são de origem europeia, representando países como Inglaterra, Boêmia e Baviera. Além disso, o tesouro consistia em cinco moedas árabes, os chamados dirhams. Uma das moedas europeias é extremamente rara e foi cunhada na cidade de Rouen, na Normandia, na França. Ele data aproximadamente do século 10 DC. De acordo com o professor Jens Christian Moesgaard, da Universidade de Estocolmo, esse tipo de moeda já foi identificado em desenhos de um livro do século 18 ”, relatam os arqueólogos da Suécia .
Por que os habitantes da aldeia Viking decidiram esconder alguns de seus objetos mais valiosos e enterrá-los no solo, no momento não está claro, mas existem várias teorias.
Em entrevista à televisão sueca, os arqueólogos Magnus Lindberg disseram que é possível que aqueles que enterraram o tesouro pretendam buscá-lo mais tarde.
Talvez tempos difíceis e tumultuados obrigassem os habitantes a esconder seus objetos valiosos. Talvez nunca saibamos, mas sabemos que a descoberta desse tesouro de mais de 1.000 anos foi inesperada.
Fonte : ancientpages
Texto Original : Ellen Lloyd
Tradução : Fatos Curiosos
Nenhum comentário:
Postar um comentário