quinta-feira, 25 de julho de 1991

O busto de Nefertiti está no Museu Neues em Berlim, Alemanha.












O busto de Nefertiti é famoso pelas formas delicadas e os olhos amendoados – foi encontrado em 1912 pelo arqueólogo alemão Ludwig Borchardt, a 275 quilômetros ao sul do Cairo, capital do Egito. A relíquia foi levada para a Alemanha no ano seguinte.

Atualmente ele está no Museu Neues Museum, em Berlim. 

Em uma tarde ensolarada de 6 de dezembro de 1912, um trabalhador egípcio em uma escavação às margens do Nilo encontrou o que pode ser o achado mais impressionante da história da egiptologia. Ludwig Borchardt, o arqueólogo alemão responsável pela escavação, rabiscou com entusiasmo em seu diário um século atrás: “As ferramentas foram postas de lado e as mãos foram usadas ... Demorou um tempo considerável até que a peça inteira estivesse completamente livre de toda a sujeira e entulho. ” O que emergiu foi um busto de calcário de 3.300 anos de uma rainha antiga, colorido com uma laca de gesso. Uma coroa de topo achatado empoleirada acima de uma sobrancelha bem definida. Suas maçãs do rosto eram altas, o nariz distinto. Um pescoço fino e elegante - alguns agora o descrevem como “como um cisne” - ergueu-se da base do busto. “Tínhamos nas mãos a obra de arte egípcia mais animada”, escreveu Borchardt.
O busto é de Nefertiti, rainha do Egito e esposa do Faraó Akhenaton, que reinou no século 14 aC Cem anos depois que o busto de Nefertiti foi retirado do solo em Amarna, cerca de 480 km ao sul do Cairo, continua sendo um dos mais figuras icônicas da antiguidade egípcia, muito menores do que as pirâmides ou a Esfinge, mas não menos globalmente ressonantes. O busto adorna lembranças por todo o Egito e livros escolares de história em todo o mundo.Quando foi exibido em um museu em Berlim na década de 1920, foi quase imediatamente apresentado como um símbolo de beleza universal e atemporal.Isso não é surpreendente. O nome de Nefertiti significa “a mais bela chegou”.



Abaixo visita ao Museu Neues em Berlim, Alemanha.






Boa pesquisa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário