quarta-feira, 16 de junho de 2021

Cientistas determinam o sexo dos esqueletos de Valdaro, descobertos em Modena na Itália.




CIENTISTAS DETERMINAM O SEXO DOS "AMANTES DE VALDARO" DESCOBERTOS NA CIDADE DE MODENA - ITALIA 🌞

Os esqueletos enterrados de mãos dadas em Modena são de dois homens.
Os ossos encontrados em 2009 em uma necrópole dos séculos 4 a 6 pertencem a dois indivíduos do sexo masculino, e não a um homem e uma mulher como se pensava anteriormente. Um caso único de sepultamento com um significado misterioso.
Eles dividiram o túmulo durante séculos, com as mãos entrelaçadas em um último gesto simbólico de fidelidade eterna: quando os esqueletos de duas pessoas enterradas lado a lado vieram à tona em uma necrópole modenesa (século IV-VI), em Em 2009, foi imediatamente pensado como o de um homem e uma mulher, unidos na morte como na vida.
Mas o mau estado de conservação dos ossos não permitiu confirmar esta primeira teoria.
Agora, um estudo sobre o esmalte dentário liderado por pesquisadores da Universidade de Bolonha refuta a opinião comum sobre os Amantes de Modena (como os dois esqueletos são conhecidos): eles são, na verdade, dois homens.
A pesquisa foi publicada em Scientific Reports.
🌞 UMA ABORDAGEM DIFERENTE

Cientistas do Laboratório de Osteoarqueologia e Paleoantropologia da Universidade de Bolonha, em colaboração com a Universidade de Modena e Reggio Emilia, utilizaram uma técnica de análise molecular, a espectrometria de massa, para determinar o sexo biológico de indivíduos a partir da análise de proteínas do esmalte dentário. Eles observaram uma proteína particular, amelogenina, que existe na versão X em ambos os sexos, e na versão Y apenas em homens.
A partir dessas análises, comparadas com as de 14 outros indivíduos antigos e modernos usados ​​como controles, foi entendido que aqueles enterrados de mãos dadas eram os esqueletos de dois homens. Este tipo de sepultamento não é incomum em tumbas antigas (os Amantes de Valdaro foram encontrados não muito longe de Modena, na província de Mântua, dois esqueletos abraçados por 6.000 anos).
🌞 AMANTES, PARENTES OU SOLDADOS?

O gênero dos dois indivíduos, por outro lado, é incomum, principalmente pela idade do cemitério em que se encontram, em que prevalecia a moralidade cristã e uma relação homossexual teria sido motivo de escândalo.
Segundo os arqueólogos, a hipótese mais romântica do enterro de dois amantes também permanece a menos provável. Em vez disso, podem ser irmãos ou primos, ou indivíduos ligados por um pacto de lealdade como soldados que morreram em batalha: a necrópole onde eles vieram à luz poderia de fato ser um cemitério de guerra.
A pesquisa abre a possibilidade de que outros túmulos atribuídos a "amantes" escondam surpresas. “Esta técnica - afirma Antonino Vazzana, um dos autores - pode revelar-se decisiva para a paleoantropologia, a bioarqueologia e até a antropologia forense, em todos aqueles casos em que o mau estado de conservação dos restos mortais de indivíduos em idade jovem impossibilita determinar o sexo a partir dos ossos ".
Tradução: Cristina Pimenta Barros Taccola
FONTE: Revista Cinetifica SCIENTIFIC REPORTS
FOTOS: Esqueletos de Valdaro - Modena Italia.






Boa pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário