quarta-feira, 16 de junho de 2021

Embaixador do Peru nos Estados Unidos conta a história de como o brasão de Cusco foi recuperado.


 

Embaixador do Peru nos Estados Unidos conta a história de como o brasão de Cusco foi recuperado

Hugo de Zela , embaixador do Peru nos Estados Unidos , relatou a longa negociação realizada com o Museu do Índio Americano (Washington) para a recuperação de "uma peça arqueológica sem precedentes".

“Tínhamos notícias muito boas para o nosso país. Depois de uma longa negociação com o Museu do Índio Americano que está em Washington , conseguimos chegar a um acordo para que o instrumento denominado placa de Echenique, que na verdade é o escudo de Cusco , seja devolvido ao Peru ”, explicou.

“Felizmente, em um ato de grande generosidade e reconhecimento de nossos direitos, o museu concordou em devolver o disco. O acordo foi assinado ontem. Foi assinado pelo ministro das Relações Exteriores, Alan Wagner , pelo ministro da Cultura, Alejandro Neyra, e pelo prefeito de Cusco. Tive a imensa honra de receber o disco, disco que hoje está sendo transportado para o Peru ”, acrescentou.

Este famoso registro tem aproximadamente 1.300 anos de história. Segundo o embaixador, no início de 1900 estava na posse de um desconhecido e, de alguma forma, acabou nas mãos do ex-presidente da República, General Rufino Echenique .

Mais tarde, em 1912, o fundador do museu do índio americano, George High , comprou a placa de um médico alemão que era colecionador de antiguidades e trabalhou por muitos anos no Peru, um homem chamado Edward Caprón .

“Naquela época não tínhamos leis em vigor para proteger o nosso patrimônio cultural e aí aquele fundador do museu trouxe para Washington e a partir daquele momento a peça passou a fazer parte do acervo do Museu do Índio Americano ”, revelou.

Em 1986, o conselho municipal de Cuzco aprovou o estabelecimento desta placa representando o sol inca como seu símbolo. A partir daquele momento, esforços muito lentos começaram a recuperar este objeto de grande valor.

Em outubro de 2017, o Município de Cusco apresentou uma disposição formal para o uso desta placa por um prazo mais ou menos longo. E em 2019 contataram o Itamaraty e o Ministério da Cultura e resolveram fazer o esforço para devolver o precioso objeto.

fonte: https://rpp.pe/peru/actualidad/embajador-de-peru-en-eeuu-cuenta-la-historia-de-como-se-recupero-el-escudo-del-cuzco-noticia-1342514


Nenhum comentário:

Postar um comentário