Fazendeiro acha por acaso placa de 2,6 mil anos erguida por faraó egípcio
O objeto feito de arenito foi fabricado durante a 26ª Dinastia Egípcia, sob ordens do governante Apriés, que reinou de 589 a.C. a 570 a.C., na Época Baixa do Antigo Egito
Um fazendeiro que estava preparando sua terra para cultivo, na cidade de Ismaília, no Egito, encontrou por acaso uma placa de pedra de 2,6 mil anos, contendo vários hieróglifos. O objeto foi construído na Época Baixa do Antigo Egito, em nome do faraó Apriés, que governou de 589 a.C a 570 a.C.
Segundo informou o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito em sua página no Facebook, a placa é feita de arenito e foi entregue pelo agricultor ao Museu de Antiguidades de Ismailia, a nordeste do Cairo.
Mostafa Waziry, Secretário-Geral do Conselho Supremo de Antiguidades, afirma na publicação que o achado é apenas uma das várias placas que o faraó Apriés ergueu durante suas campanhas militares direcionadas ao leste do Egito.
Segundo Waziry, na parte superior da placa há a representação de um disco solar alado, muito associado à divindade egípcia Rá, o deus do Sol. Também é possível ver um símbolo de Apriés, que foi o quinto rei da 26ª Dinastia, depois de seu pai, Psamético II.
Em comunicado, a pasta responsável pela descoberta conta que a placa apresenta um total de 15 linhas de escrita hieroglífica. A relíquia tem 2,3 metros de altura e 45 centímetros de espessura e permanece atualmente sob os cuidados do Museu de Antiguidades.
A intenção é que o achado ainda passe por um processo de conservação e pesquisa. Na época em que a placa foi construída, o Egito era independente e sua capital costumava estar localizada em Sais, na atual região norte do país.
Apriés lutou na ocasião uma guerra contra os fenícios, que deixou muitos soldados mortos. Com a derrota do exército do faraó, começou um período de Guerra Civil e ele foi feito prisioneiro.
Seu rival e ex-general, Amásis, ocupou o poder no lugar de Apriés. O governante acabou sendo morto por estrangulamento em 567 a.C., mas foi sepultado pelo sucessor do trono com honras de um rei egípcio.
fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2021/06/fazendeiro-acha-por-acaso-placa-de-26-mil-anos-erguida-por-farao-egipcio.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário