Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, morre aos 99 anos.
O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, morreu em 9 de abril de 2021, aos 99 anos. A causa ainda não foi revelada, mas ele havia sido submetido a uma cirurgia cardíaca recentemente. Ele foi o consorte mais velho e de maior reinado na história da monarquia britânica, além de ter sido o homem mais velho da história da família real.
Filho do príncipe André da Grécia e Dinamarca e da princesa Alice de Battenberg, Philip Mountbatten nasceu na Grécia, sendo membro das famílias reais grega e dinamarquesa. Porém, ele foi expulso do país junto com os pais enquanto ainda era criança durante o Golpe de 1922. Philip estudou na França, Inglaterra, Alemanha e Escócia, entrando na Marinha Real Britânica em 1939, aos dezoito anos. Ele começou a se corresponder no mesmo ano com a então princesa Elizabeth, filha mais velha e herdeira do rei George VI do Reino Unido.
Philip serviu no Mediterrâneo e no Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial. Após o fim do conflito, ele recebeu permissão do rei para se casar com Elizabeth. Philip abriu mão de seus títulos gregos e dinamarqueses antes do anúncio oficial, abandonou a Igreja Ortodoxa Grega, converteu-se ao anglicanismo e naturalizou-se cidadão britânico, adotando o sobrenome Mountbatten de seus avós maternos. Os dois se casaram no dia 20 de novembro de 1947 após cinco meses de noivado.
Ao se casar, Philip passou a ser tratado como "Sua Alteza Real" e recebeu o título de Duque de Edimburgo. Ele continuou no serviço ativo da marinha até Elizabeth ascender ao trono em 1952, tendo alcançado a patente de comandante. Ele foi patrono de mais de oitocentas organizações e realizou diversos deveres oficiais sozinho e principalmente junto com a rainha. Eles tiveram quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward.
O príncipe tinha a reputação de ser franco e espontâneo. Ele ficou conhecido por fazer observações e piadas que foram interpretadas como engraçadas ou gafes. Algumas delas foram consideradas politicamente incorretas ou mesmo ofensivas, mas geralmente eram consideradas como típicas de alguém de sua idade e formação. Philip aposentou-se de suas funções reais em 2 de agosto de 2017, aos 96 anos, tendo concluído 22.219 compromissos desde 1952.
Imagem: Featureflash Photo Agency / Shutterstock.com
nossa fonte: https://history.uol.com.br/hoje-na-historia/principe-philip-marido-da-rainha-elizabeth-ii-morre-aos-99-anos
PRÍNCIPE PHILIP MORRE AOS 99 ANOS, CONFIRMA PALÁCIO DE BUCKINGHAM
O marido da rainha Elizabeth II havia passado por uma cirurgia cardíaca em fevereiro deste ano
PENÉLOPE COELHO PUBLICADO EM 09/04/2021
De acordo com informações da agência de notícias Reuters, publicadas pelo jornal O Globo, o príncipe Philip, marido de Elizabeth II, faleceu nesta sexta-feira, 9, aos 99 anos de idade. Segundo revelado em uma reportagem do G1, o Palácio de Buckingham informou o falecimento do príncipe, mas, a causa da morte ainda não foi divulgada.
Sabe-se que em fevereiro deste ano, Philip passou mal e foi internado. Na época, a medida foi considerada uma “precaução”. Contudo, o homem foi transferido para outro hospital, onde realizou uma cirurgia no coração, após um mês de internação, o marido da rainha recebeu alta.
Sobre Philip
Nascido em 10 de junho de 1921, o PríncipePhilip da Grécia e da Dinamarca, teve uma infância errante e conturbada, na juventude, ele descobriu sua vocação quando entrou para a Marinha britânica.
O homem se casou com a então princesa Elizabeth em 1947, na ocasião, continuou seu trabalho como militar, mas, renunciou ao cargo após a esposa assumir o trono britânico, em 1952. O relacionamento rendeu quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward. Philip tinha oito netos e iria completar 100 anos em junho.
nossa fonte: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/principe-philip-morre-aos-99-anos-confirma-palacio-de-buckingham.phtml?
Nenhum comentário:
Postar um comentário