sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Edward VIII, o Rei que abdicou o trono por uma mulher que não o amava.

 

EDWARD VIII, O REI QUE ABDICOU O TRONO POR UMA MULHER QUE NÃO O AMAVA

Wallis Simpson, a Duquesa de Windsor, na verdade, teria sido apaixonada por um amigo próximo do casal

DANIELA BAZI PUBLICADO EM 04/12/2020

Edward VIII e Wallis Simpson
Edward VIII e Wallis Simpson - Getty Images

No dia 11 de dezembro de 1936, apenas 11 meses após a morte de seu pai, Edward VIIIabdicou do trono inglês, para poder se casar com Wallis Simpson, uma socialite americana duas vezes divorciada, causando uma das maiores crises institucionais já enfrentadas pela monarquia britânica na história.

Entretanto, de acordo com o biógrafo Andrew Morton na biografia That Woman: The Life of Wallis Simpson, Duchess of Windsor sobre a Duquesa de Windsor, o sentimento do ex-monarca não era correspondido por ela. Simpson, na verdade, estaria apaixonada por um segundo homem.

O homem se chamava Herman Rogers, e era um americano formado pela Universidade de Yale, dono de uma grande fortuna. Ele se aproximou de Edward e Wallis durante o exílio do casal na França, e acabou tornando-se um grande amigo.

Herman Rogers, à esquerda, foi quem levou Wallis ao altar no dia de seu casamento com Edward VIII / Créditos: Getty Images

 

Durante esse período, Rogers virou um grande confidente de Simpson, que lhe contava constantemente, sempre na presença da esposa do homem, Katherine, sobre suas frustrações relacionadas à saída forçada do casal da Inglaterra, e sobre como a corte britânica lhe negou o título de Sua Alteza Real.

Após a morte de Katherine, ocasionada por um câncer na garganta, Wallis viu uma chance de se tornar mais próxima do homem que realmente amava. Entretanto, uma mulher chamada Lucy Wann também se interessou por Herman, o que atrapalhou os planos da duquesa. De acordo com Kitty Blair, nora de Lucy, “As duas queriam Herman e se tornaram ferozes opositoras”.

Edward VIII e Wallis Simpson com Katherine Rogers, esposa de Herman / Créditos: Getty Images

 

Contudo, Herman acabou pedindo Lucy em casamento e, ao saber da notícia, Wallis o enviou um telegrama dizendo “Não faça nada até meu regresso”, assinando a correspondência como “teu anjo da guarda”.

No dia da cerimônia, Simpson e Edward foram os últimos a chegar, entrando na festa após todos os convidados já terem ido embora. O casal presenteou o noivo, que ainda era um querido amigo, com uma bandeja de prata que continha o anagrama dos Windsor. Já a noiva, recebeu uma bolsa de palha, definida por ela mesma como um típico presente para uma criada.

Segundo Kitty Blair, durante uma conversa com Lucy, a Duquesa de Windsor a ameaçou dizendo “Te responsabilizo pelo que possa acontecer a Herman. É o único homem que amei de verdade”. Enquanto isso Wann, teria apenas respondido “Você conseguiu o seu rei, mas eu consegui Herman”.

fonte: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/edward-viii-abdicou-o-trono-por-wallis-simpson-ela-por-sua-vez-nao-o-amava

Nenhum comentário:

Postar um comentário