Empreendedorismo.
O empreendedorismo criado
pelo economista Joseph Schumpeter, é algo desenvolvido por pessoas versáteis,
com habilidades técnicas para produzir e organizar recursos financeiros e
operações internas, além de lidar muito bem com vendas. O estudioso Robert D.
Hisrich, diz que empreendedorismo é um “processo de criar algo diferente e com
valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos
financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes
recompensas da satisfação econômica e pessoal”. A definição básica de
empreendedorismo inclui ações como criatividade, iniciativa, paixão, riscos e
oportunidades.
Quais as principais características do
empreendedor?
O empreendedor precisa ser versátil e dispor de
muito conhecimento para criar, manter e fazer crescer algum projeto.
·
Busca de oportunidades e iniciativa: capacidade
de antever-se aos fatos e criar novas oportunidades de negócios, desenvolver
novos produtos e serviços, propor soluções inovadoras.
·
Apto a correr riscos calculados: o
empreendedor costuma avaliar alternativas e calcula riscos deliberadamente, age
para reduzir os riscos ou controlar os resultados e coloca-se em situações que
implicam desafios ou riscos moderados.
·
Exige qualidade e eficiência: para
maximizar os ganhos é necessário sempre encontrar maneiras de fazer as coisas
da melhor forma, mais rápido ou mais barato, agindo de maneira a fazer coisas
que satisfaçam ou excedam padrões de excelência e desenvolvendo ou utilizando
procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo ou que
atenda a padrões de qualidade previamente combinados.
·
Persistência: saber agir diante de um obstáculo significativo
sem desistir do mesmo, por vezes fazendo um sacrifício pessoal ou despende um
esforço extraordinário para completar uma tarefa.
·
Saber lidar com metas:
estabelecendo metas e objetivos que são desafiantes e que têm significado
pessoal, com visão de longo prazo, clara e específica, sempre estabelecendo
objetivos de curto prazo mensuráveis.
O empreendedorismo
no Brasil.
O empreendedorismo no Brasil é a chave para que
empresas possam sair da crise econômica. É isso que diversos empresários e especialistas
no assunto repetem incansavelmente em suas entrevistas e opiniões. O ato de
empreender deu um salto a partir dos anos 90 com o incentivo de organizações da
indústria e dos serviços. Para termos uma melhor ideia da importância do
empreendedorismo no Brasil, só na última década a quantidade de pessoas
economicamente ativas que criaram o seu próprio negócio saltou de 23% para
34,5%. Ou seja: 1 a cada 3 pessoas economicamente ativas são donas do seu
próprio negócio no Brasil, segundo dados do GEM. Há, basicamente, dois tipos de
empreendedor: o de necessidade e o de oportunidade.
O empreendedor
por necessidade.
Surge da urgência de se criar uma renda. Feito sem
planejamento, na maior parte das vezes resulta em falência em pouco tempo.
O empreendedor
por oportunidade.
Este empreendedor aproveita de um maior
planejamento, estudos e estrutura, garantindo assim um maior tempo de vida e
mais lucro, empresas focadas em inovação e com potencial de crescimento
exponencial — por exemplo.
Fonte: meusucesso.com.br
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