SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS SUBMERSOS DA ERA DO GELO SÃO ENCONTRADOS NA AUSTRÁLIA
Segundo os arqueólogos, os assentamentos foram inundados após a era glacial e remontam aos antigos aborígenes do continente
PAMELA MALVA PUBLICADO EM 02/07/2020
Durante explorações na costa de Pilabra, na Austrália, especialistas de diversas instituições encontraram dois sítios arqueológicos subaquáticos antigos. Nos locais, foram identificados múltiplos artefatos de aborígines australianos.
Segundo publicado na revista PLOS One, tais sítios foram os primeiros descobertos no litoral da Austrália. Durante a Era do Gelo, os assentamentos eram ilhas de terra firme que, ao final do período, foram encobertas pelo nível do mar que se elevava.
Além da inusitada descoberta dos sítios, os arqueólogos ainda detectaram diversos artefatos de milhares de anos. Entre os achados estavam centenas de ferramentas de pedra e uma nascente de água doce, provavelmente usada pelos povos aborígenes.
De acordo com Jonathan Benjamin, professor associado e o coordenador da Universidade Flinders, “a Austrália é um continente maciço, mas poucas pessoas percebem que mais de 30% de sua massa terrestre foi afogada pelo aumento do nível do mar após a última era glacial”. Ele afirma que esse foi o caso dos sítios encontrados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário