APAIXONADO PELA PÁTRIA: O PRÍNCIPE BRASILEIRO QUE MORREU DURANTE A PRIMEIRA GUERRA
Nascido em Paris, Antônio de Orléans-Braganza era o terceiro filho da Princesa Isabel e serviu na Marinha Real Britânica durante o conflito mundial
PAMELA MALVA PUBLICADO EM 08/03/2020
Uma vez casada com Conde d’Eu, a Princesa Isabel teve três filhos. O último deles, nascido em Paris, foi Antônio Gastão de Orléans-Braganza. Apelidado de Totó, o jovem era destemido e amava suas duas nações.
Logo depois da Proclamação da República brasileira, em 1889, Dom Pedro II, o avô de Antônio, foi deposto e a Família Imperial foi exilada na Europa. Eles viveram com certa tranquilidade até a eclosão da Primeira Guerra Mundial.
Durante o conflito, Antônio quis defender a França, mas foi impedido por uma lei que proibia membros da realeza francesa a servir nas forças armadas. Assim, ele se alistou na Marinha Real Britânica e serviu ao lado de britânicos como piloto de aviões.
O príncipe brasileiro passou pela batalha sem ferimentos e sobreviveu à guerra. Pouco antes de voltar para casa, entretanto, o nobre não teve tanta sorte: morreu em um desastre aéreo. Seu avião caiu perto de Londres, enquanto fazia uma manobra militar cotidiana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário