domingo, 8 de março de 2020

9 invenções de mulheres sem as quais a vida seria muito, muito difícil.


DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Sabe o computador que você usa para ler este texto? Foi criado com a ajuda de uma mulher – aliás, de várias.  Caso você estiver lendo por um dispositivo sem fio, saiba que a tecnologia também foi desenvolvida por uma cientista (e atriz!). O filtro que permite fazer café quentinho todo dia? Também é fruto da invenção de uma mulher.
O mundo está cheio de mulheres brilhantes e pouco reconhecidas por suas conquistas. No mundo da ciência, muitas delas atravessam anos e anos de história na sombra.  Para evitar que isso aconteça, separamos algumas invenções de mulheres brilhantes sem as quais a nossa vida seria um pesadelo. Confira!
1 - Primeiro algoritmo de computador - Ada Lovelace (1833)
Ada criou o primeiro algoritmo procesado por uma máquina - ou seja, a gênese de toda a linguagem computacional que conhecemos hoje.
2 - Filtro de café - Amalie Melitta Bentz (1908)

Amalie foi a idealizadora do filtro de café tal qual conhecemos hoje - fruto da busca por uma bebida mais limpa e saborosa. 
3 - Linguagem de programação - Grace Murray Hopper (1961)
Em 1961, Grace criou o Cobol, uma linguagem universal que podia ser usada em todos os computadores da época.

4 - Fibra do colete à prova de balas - Stephanie Kwolek (1971)
Stephanie conseguiu desenvolver um material composto de fibras sintéticas super resistentes e maleáveis, o "Kevlar", que é usado também em barcos, aviões e pneus.

5 - Seringa - Letitia Mumford Geer (1899)
A enfermeira criou a seringa moderna ao desenvolver uma funcionalidade permitindo com que os medicamentos pudessem ser injetados com apenas uma das mãos. Desde então o equipamento facilita a vida dos profissionais de saúde.

6 - Vidro sem reflexo - Katharine Blodgett (1940)
Katharine ajudou a criar revestimentos antirrefletores para superfícies de vidro, decisivos para reduzir a distorção de luz no cinema.

7 - Chamada em espera e identificador de chamadas - Shirley Jackson (1973)
Primeira mulher negra a obter um doutorado em física mo Massachusetts Institute of Technology, Shirley foi responsável pela criação de funções muito úteis para a telefonia como a chamada em espera e o identificador de chamadas. Suas pesquisas também abriram caminho para o desenvolvimento do fax e dos cabos de fibra ótica.
8 - Para-brisas - Mary Anderson (1903)
Mary inventou o equipamento como ele existe hoje, com um braço mecânico acionado pelo lado de dentro do veículo.
9 - Conexão sem fio - Hedy Lamarr (1941)
Além de atriz talentosa, Hedy criou uma tecnologia para controlar torpedos à distância. Nascia aí a primeira conexão wi-fi.

Imagens: Domínio Público, via Wikimedia Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário