CAIXÃO DE PRATA COM RESTOS MORTAIS DE SANTA PADROEIRA DA POLÔNIA É ENCONTRADO
Não existiam registros históricos sobre o paradeiro dos ossos da religiosa do século 13 desde seu enterro, em 1243
DANIELA BAZI PUBLICADO EM 24/03/2020
Cientistas descobriram um pequeno caixão de prata durante um projeto de conservação em uma igreja na Silésia, localizada perto da Polônia, com ossos pertencentes a santa padroeira do país, Jadwiga da Silésia, que contava com uma placa de chumbo com informações confirmando que as relíquias realmente pertenciam a santa do século 13.
O trabalho de restauração na Abadia de Trzebnica se tornou necessário após os chefes do centro religioso perceberem uma enorme rachadura no sarcófago de pedra feito para Jadwiga. Segundo a conservadora Dorota Wandrychowska, que estava trabalhando no local, “Quando levantamos a laje, vimos que carvão vegetal misturado com gesso havia sido derramado em uma cavidade, o que era muito estranho. Então achamos que tínhamos que dar uma olhada”.
A descoberta chocou a todos pois não existiam registros históricos sobre o local em que foram colocados os ossos da santa, enterrada em 1243. Piotr Filas, padre da abadia, disse "Sabíamos que os ossos da santa estavam em algum lugar na vizinhança, quando foram colocados ali em 1679, quando a tumba dela foi construída".
O religioso ainda completou dizendo que encontrar a relíquia durante a pandemia mundial que vem acontecendo seria “Um sinal para nós que ela possa ser uma patrona dos nossos tempos modernos". O caixão e os restos mortais irão passar por pesquisas, e ainda não existem confirmações se serão expostos ao público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário