sábado, 29 de fevereiro de 2020

Visitantes sobrenaturais: a igreja fantasma da República Checa.

VISITANTES SOBRENATURAIS: A IGREJA FANTASMA DA REPÚBLICA CHECA

Na pequena aldeia de Lukova, uma igreja virou ponto turístico pela presença de fantasmas que convivem com as pessoas
ANDRÉ NOGUEIRA PUBLICADO EM 29/02/2020
Igreja Fantasma da República Checa
Igreja Fantasma da República Checa - Divulgação
Em uma pequena aldeia, no interior da República Checa (a 200 km de Praga) chamada Lukova, existe uma Igreja, há décadas em ruínas, que voltou a receber frequentadores. Todavia, o motivo não é uma simples missa de domingo. Trata-se de uma abadia que se tornou centro das atenções graças a um artista e alguns fiéis espirituosos: seus frequentadores são literalmente fantasmas.
É a Igreja de São Jorge, construída em 1352 e abandonada na década de 1960, pois os habitantes de Lukova acreditavam que o lugar é assombrado. O povo optou por deixar a igrejinha aos novos frequentadores sobrenaturais.
Em 2012, o voluntário Petr Koukl decidiu reparar a Igreja, e para tanto precisava arrecadar fundos. Então, com a ajuda de Jakub Hadrava, que fazia sua tese para a faculdade de artes, preparou uma instalação em que a Igreja é ocupada por modelos de gesso de pessoas cobertos por lençóis.
Por fora, uma igrejinha normal / Crédito: Reprodução

Rapidamente, essa novidade alcançou, boca a boca, públicos surpreendentes. Em 2014, imagens da Igreja foram publicadas no YouTube, que deu visibilidade mundial à nova atração de Lukova.
Segundo Petr, a Igreja já conseguiu arrecadar 600.00 coroas – o que vale uns 23.500 euros – até 2018 e, por isso, conseguiram consertar partes da estrutura, incluindo o telhado da capela. Ocasionalmente, os integrantes montaram algumas missas na igreja.
Atualmente, o local fantasmagórico abre apenas aos sábados, entre as 13 e às 16h, mesmo que a instalação em si seja permanente. Pelo menos 150 pessoas visitam os espíritos de Lukova todo fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário