quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

O primeiro encontro desastroso de Karl Marx e Friedrich Engels.

O PRIMEIRO ENCONTRO DESASTROSO DE KARL MARX E FRIEDRICH ENGELS

Ainda que a parceria se tornasse uma das mais importantes da História, o começo da relação dos dois comunistas não foi muito amigável
ISABELA BARREIROS PUBLICADO EM 26/02/2020
Os teóricos Karl Marx e Friedrich Engels
Os teóricos Karl Marx e Friedrich Engels - Getty Images
Karl Marx e Friedrich Engels foram uma das mais importantes duplas intelectuais da História do mundo. A teoria desenvolvida pelos dois tornou-se a base para o comunismo que molda visões até os dias de hoje, sendo o principal fruto dessa parceria.
Enquanto Marx lidava com os conceitos abstratos e complexos do marxismo — que ainda estava sendo desenvolvido, Engels conseguia transformar esses rascunhos confusos em um texto limpo e passível de leitura pela classe trabalhadora. Os dois se completavam, — mas nem sempre foi assim.
Em 1842, Marx estava trabalhando como editor do jornal radical Rheinische Zeitung, na cidade de Colônia, na Alemanha. Engels estava caminho de passar uma temporada em Manchester, na Inglaterra, mas decidiu parar na Alemanha, e foi no dia 16 de novembro de 1842 que ele conheceu o teórico que viria se tornar seu amigo mais íntimo.
Crédito: Domínio Público

Os dois se encontraram pela primeira vez no escritório do periódico editado pelo comunista. No entanto, acredita-se que eles não ficaram impressionados um com o outro, o que não teria indicado a próspera parceria que resultou dessa união.
De acordo com Francis Wheen, na biografia Karl Marx (1999), Marx pensou que Engels estava ligado ao pensamento dos jovens hegelianos de Berlim. Ele havia rompido laços com esse movimento pouco tempo antes. O editor também suspeitava do interesse do empresário de industrial em seu trabalho.
O segundo encontro dos dois foi muito mais cordial e revelou que eles poderiam, sim, trabalhar juntos em prol do que acreditavam. Engels escreveu, após essa reunião, que eles possuíam "concordância completa em todos os campos teóricos" e, a partir daí, começaram a, juntos, desenvolver o marxismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário