sábado, 15 de fevereiro de 2020

A cruel saga das esposas de Henrique VIII.

DECAPITADAS, DIVORCIADAS E ATÉ MESMO APOSENTADAS: A CRUEL SAGA DAS ESPOSAS DE HENRIQUE VIII

Considerado o pior monarca da história da Inglaterra, as mulheres de Henrique passaram por situações desesperadoras
ANDRÉ NOGUEIRA PUBLICADO EM 15/02/2020


As esposas do monarca sanguinário
As esposas do monarca sanguinário - Wikimedia Commons

Entrando para a História como um cruel monarca que dividiu o país levando a confrontos e mortes durante séculos, Henrique VIII foi considerado o pior monarca da Inglaterra pela Associação dos Escritores Históricos do Reino Unido. 
Parte do título se deve a cruel saga em que submeteu suas seis esposas (apenas três reconhecidas pela lei), decapitando algumas delas como forma de divórcio. Entenda o que aconteceu com cada uma delas. 
1. Catarina de Aragão.


Crédito: Wikimedia Commons


A primeira esposa de Henrique VIII fez parte de seu casamento mais duradouro. Casou-se com ela por paixão, depois que seu irmão – e primeiro marido de Catarina – morreu. A relação durou 23 anos e rendeu uma filha, Mary. Após esse tempo, sem que tivessem um filho homem, Henrique foi até o papa, alegando que o casório era inválido e que exigia uma anulação, nunca concedida. O monarca, então, fundou a Igreja Anglicana e deixou Catarina, provavelmente já com o objetivo de tornar Ana Bolena sua amante.
2. Ana Bolena.


Crédito: Wikimedia Commons


Ana era irmã de uma amante do rei, Maria. Ao abandoná-la, Henrique começou um caso com Ana e se casou com ela, pois a moça, sabendo da índole do monarca, disse-lhe que apenas com cortejos e um casamento, os dois dormiriam juntos. Ana Bolena, então, se tornou figura importante da Igreja da Inglaterra, que sofria fortes represálias de Roma.
No entanto, acabaria sofrendo após encontrar o mesmo osbtáculo que as primeiras esposas: não conseguiur gerar um herdeiro para o monarca, como sucessor. Rapidamente Henrique VIII perdeu o interesse em Ana Bolena, divorciou-se dela e a decapitou.
3. Jane Seymour


Crédito: Wikimedia Commons


Dez dias depois da morte de Ana, Henrique já estava casado com uma de suas damas, Jane. Assim, muitos acreditam que eles tinham um caso durante o segundo casamento do rei. Diferente das esposas anteriores, Jane conseguiu gerar um filho homem para o trono real, porém, complicações no parto fizeram com que ela morresse doze dias após o nascimento da criança.
Jane foi a única esposa de Henrique VIII a ter um enterro próprio de uma rainha, na Capela de São Jorge, Windsor.
4. Ana de Cleves


Crédito: Wikimedia Commons


Era uma princesa alemã casada por seis meses com Henrique VIII de maneira não oficial. Isso porque ela era casada com outro nobre inglês, o que foi usado como argumento para a anulação do matrimônio. Dessa vez, a esposa concordou com o fim do casamento, recebendo uma grande recompensa financeira. Ana viveu toda sua vida no castelo de Hever, que pertencia aos Bolena, e manteve uma boa relação com Henrique até o fim da vida do monarca.
5. Catherine Howard


Crédito: Wikimedia Commons


Aos 49 anos Henrique casou-se novamente, mas com uma menina de 16 anos. Seu casamento foi curto, durando apenas um ano, pois Catherine foi acusada de adultério, o que acabou na sua condenação, três meses após assumir o cargo de rainha. Como consequência acabou sendo decapitada. 
6. Catarina Parr


Crédito: Wikimedia Commons


A última esposa de Henrique VIII teve papel importante de restauração da ordem da corte britânica. Henrique chegou a declará-la sucessora do trono quando o rei foi à guerra. Quando morreu, Catarina foi autorizada a morar em seu palácio com o título de Rainha Viúva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário