Anterior aos faraós: cemitério colossal é encontrado no Egito.
Pesquisadores do governo egípcio encontraram uma série de tumbas de três períodos diferentes, todos anteriores às pirâmides
Pesquisadores do governo egípcio encontraram uma série de tumbas de três períodos diferentes, todos anteriores às pirâmides
ANDRÉ NOGUEIRA PUBLICADO EM 14/02/2020
Um enorme cemitério no norte do Egito foi revelado em escavações que identificara ate agora 83 sepulturas novas. Do período pré-dinástico, são tumbas anteriores aos faraós que estão ajudando os cientistas a compreender o mundo anterior às pirâmides.
A descoberta foi fruto do trabalho de prospecção de servidores do Conselho Supremo de Antiguidades, do governo, “durante escavações arqueológicas na região de Koam Al-Khiljan, na província de Daqahliya, no Egito”, segundo o jornal Egypt Independent.
Os túmulos pertencem a três períodos pré-dinásticos diferentes, sendo a maioria das “sepulturas remonta à primeira metade do quarto milênio a.C., conhecida no Egito como a Civilização de Buto”. A conclusão foi possível a partir de itens funerários encontrados, em geral feitos à mão, como tigelas, jarros e ícones.
Outros túmulos pertencem ao período Naqada III, principal referência no desenvolvimento da tradição funerária que culminou na construção das pirâmides no Reino Antigo. A partir desse conjunto social, nasceu também o estado complexo e unificado, marca do primeiro faraó, Menes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário