sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Mata de São João - Bahia - Brasil.


Aeroporto Internacional de Salvador 
Deputado Luís Eduardo Magalhães.

Para ir a Mata de São João na Bahia, desembarca no aeroporto e vai pela Estrada do Coco, uns 100 km em direção ao norte. 


Quando chegar na placa da mata ou de Imbassaí, entra e pega uma estrada para a localidade de Barro Branco. 


Seguindo até acabar a rua de asfalto e pegar a estrada de chão batido até a reserva da Mata de São João. 


O nosso pouso foi numa localidade de tirar o fôlego de tão linda e o contato direto com a natureza. 


Essa frutinha é o coquinho licori. A Iracema que trabalha na casa, faz farofa com ela e outras comidinhas. 


O colorido natural do lugar é de encher os olhos e o coração. 



Tem coisa melhor do que tirar a fruta direto do pé e ter que subir em árvore? Na imagem é o primo Otávio, pegando um caju, no cajueiro. 


Árvore Cajueiro.


Essa árvore é com frutos venenosos. Não consegui descobrir o nome, mas aprendi uma baita lição. A Dani, amiga que foi nos visitar me disse que "se a árvore frutífera está carregada de frutos perfeitos. Não é boa. É venenosa, pois nem os bichos comem. As outras saudáveis tem frutos mordidos por alguns bichinhos, passarinhos, macacos, etc. Mas se não, tem que ter cuidado e não experimentar porque pode ser venenosa, por isso nem os bichos querem. 


Essa é a casca da árvore Barbatimão, que possui muitas propriedades medicinais, mas devem ser usadas com cuidado e moderação, pois o excesso torna-se um veneno.


Essa é a Árvore do Barbatimão, que tem na frente da casa onde fiquei. O Barbatimão é usado para o tratamento de cicatrização de feridas, inflamações, hemorragias, queimaduras, dores de garganta, diabetes e até malária. 


Apenas a casca é usada. Para o tratamento de cicatrização é necessário usar um pedacinho da casca e ferver 5 minutos com água. Depois coloca numa bacia e usa a água aplicando sobre a ferida. 


No meu caso, cortei o pé numa pedra e quando voltei pra casa a Dona Iracema, moradora do local, fez o preparado da casca para eu imergir o pé e cicatrizar mais rápido. Pois meu pé estava super inchado e com vários pequenos cortes, além de um corte mais profundo e grande abaixo de um dos dedos. Realmente 2 dias usando o Barbatimão, tive resultados ótimos e continuei todos os meus passeios.


Nada como o remédio da natureza.


E quem disse que no mato não tem escola????


Sim, aqui é o ponto de parada que passa o ônibus escolar que leva a gurizada pra escola, lá na cidade de Imbassaí. Na postagem de Imbassaí tem a foto da Escola da Mata. Um amor <3


Esse é um dos caminhos para se chegar na estrada. A mata é lida e fechada na maior parte do percurso. 


Acordar todos os dias de manhã com essa imagem é pra limpar a alma. 


Obrigada a Gláucia e Otávio pela acolhida. Obrigada a Suzana pela oportunidade. Obrigada a dona Iracema que cuida de tudo com muito carinho. Obrigada a todos os amigos que estavam conosco nesses dias incríveis. E por fim, gratidão ao criador ou criadora deste universo lindo e naturalmente rico.

Imagens de arquivo pessoal.

Visita feita em janeiro de 2017 e 
janeiro de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário