BATALHA DE VERDUN: O MAIS LONGO CONFLITO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Sendo também a segunda mais sangrenta batalha do confronto mundial, ela deixou pelo menos 250 mil mortos
REDAÇÃO PUBLICADO EM 28/01/2020
Entre 21 de fevereiro e 19 de dezembro de 1916, foi travado o mais longo conflito da Primeira Guerra Mundial: a Batalha de Verdun, durando 303 dias. Ela também é considerada a segunda mais sangrenta, ficando depois somente da Batalha do Somme, que aconteceu entre julho e novembro de 1916.
No confronto, se enfrentaram os exércitos francês e alemão em colinas próximas a Verdun, cidade na região nordeste da França. Durante o período, morreram pelo menos 250 mil pessoas, somadas a mais meio milhão de feridos. Os números constam para os dois lados da guerra.
As altas baixas devem-se, principalmente, aos equipamentos utilizados pelos exércitos ao longo do conflito. Foram usadas principalmente armas como lança-chamas e gás venenoso, responsáveis pela morte dos europeus envolvidos. Acredita-se que essa estratégia tenha sido uma “amostra” do que aconteceria nos próximos meses — e anos.
Os alemães conseguiram causar mais perdas do lado francês porque ultrapassavam o número de soldados dos oponentes. Utilizando sua artilharia pesada, deixaram um rastro de destruição na região francesa, o que foi denominado pelo escritor alemão Ernst Junger como "tempestade de aço."
Mesmo com todo o horror que deixaram, eles perderam a batalha. Os franceses conseguiram vencer em seu próprio território.
Após o conflito, uma frase ficou muito famosa. "Não passarão!", bradado pelo comandante francês Robert Nivelle, tornou-se um símbolo da Batalha de Verdun, e é dita até os dias de hoje pelos franceses durante manifestações.
Hoje, a região abriga o Memorial de Verdun, um memorial construído nos anos 1960 com o intuito de homenagear a vitória da França sobre a Alemanha durante o conflito ocorrido durante a Primeira Guerra Mundial. No local, ainda estão hospedados restos mortais de soldados não identificados após a batalha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário