TUMBAS DE MIL ANOS DA CIVILIZAÇÃO MOCHE SÃO ENCONTRADAS NO PERU
Arqueólogos localizaram dentro dos túmulos onze esqueletos e raros artefatos de cerâmica que podem ajudar a entender a misteriosa cultura do Peru Antigo
ALANA SOUSA PUBLICADO EM 23/12/2019
Uma expedição realizada no sítio arqueológico de Huaca Santa Rosa de Pucala, no Peru, descobriu impressionantes tumbas que continham esqueletos, onze túmulos e diversos objetos de cerâmica pertencentes à misteriosa civilização Moche — que floresceu na região entre 100 a.C. e 800 d.C..
A missão, liderada por Edgar Bracamonte, da Universidade Nacional de Trujillo, identificou que as ossadas possuem mais de mil anos. Entre elas estava a de duas crianças, que continham marcas no crânio; uma pessoa que foi enterrada com um cetro e outra em uma câmara coberta, o que faz os arqueólogos acreditarem que se tratava de indivíduos da alta sociedade — um deles poderia inclusive ser padre.
Todos os esqueletos estavam com os pés removidos, algo que ainda intriga os pesquisadores. “Não está claro se eles foram mutilados, faremos testes, mas é claro que seus pés não estavam lá quando foram enterrados”, afirma Bracamonte em comunicado.
Objetos como potes de cerâmica e porcelana também foram localizados dentro das estruturas. Os arqueólogos ainda irão realizar análises para entender mais sobre as tumbas encontradas e esperam que a descoberta possa auxiliar na compreensão da cultura Moche.
nossa fonte;
Nenhum comentário:
Postar um comentário