segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Mosaico do período romano é encontrado em sinagoga de Golã.

MOSAICO DO PERÍODO ROMANO É ENCONTRADO EM SINAGOGA DE GOLÃ

Divulgado por arqueólogos, achado ajudará no entendimento sobre a vida dos judeus no século 3 d.C.
JOSEANE PEREIRA PUBLICADO EM 02/12/2019.
Vestígios de mosaico encontrado em Golã
Vestígios de mosaico encontrado em Golã - Divulgação/Michael Azband
Pedaços de um mosaico retratando aves e animais foram encontrados durante a escavação de uma sinagoga no assentamento de Majdulia, nas colinas de Golã. O achado, anunciado pela Universidade de Haifa, lança uma luz sobre os processos ocorridos na comunidade judaica durante o período romano do Segundo Templo.
Piso do mosaico encontrado em sinagoga no assentamento de Majdulia / Crédito: Divulgação/Michael Azband

Segundo o diretor de escavação Dr. Mechael Osband, da Universidade de Haifa, “Esta é a primeira descoberta de um mosaico colorido e decorado em uma sinagoga de Golã, que remonta ao século 3 d.C., período onde quase não existem informações sobre a comunidade judaica no Golã em particular, e poucos restos de sinagogas em Israel em geral”.
Nos corredores da sinagoga, os pisos de mosaico eram coloridos e com formas geométricas, enquanto o salão principal abrigava uma complexidade de figuras. Isso poderia demonstrar que a sinagoga foi transformada de um local focado na aprendizagem a um centro de oração local.
Detalhe do mosaico / Crédito: Divulgação/Michael Azband

 “Sabemos que as sinagogas no final do período do Segundo Templo serviam principalmente como local de estudo da Torá”, afirmou o Dr. Osband. “As sinagogas no final do período romano serviam como local de oração, uma espécie de 'pequeno templo', e é por isso que eles eram mais luxuosos e apresentavam mosaicos sofisticados".

Nenhum comentário:

Postar um comentário