quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Assentamento de Vitcos: conheça o local onde Inca Manco se refugiou para escapar dos conquistadores.

ASSENTAMENTO DE VITCOS: CONHEÇA O LOCAL ONDE INCA MANCO SE REFUGIOU PARA ESCAPAR DOS CONQUISTADORES

Região serviu como asilo para os Incas que não queriam se curvar à subjugação espanhola
FABIO PREVIDELLI PUBLICADO EM 26/12/2019
Sitio arqueológico de Vitcos, no Peru
Sitio arqueológico de Vitcos, no Peru - Wikimedia Commons
Império Inca é considerado pela maioria dos estudiosos como o mais desenvolvido das Américas, dominando o planalto peruano até a última fortaleza conquistada pelos espanhóis em 1572. 
As evidências dessa civilização avançada ainda podem ser vistas hoje, com o marco mais famoso sendo a cidade de Machu Picchu. No entanto, a região de Cusco vem sendo muito explorada por arqueólogos, que tentam encontrar mais informações sobre essa sociedade que viveu há mais de 500 anos.
Como, por exemplo, o sítio arqueológico de Vitcos, que era uma residência dos nobres e onde os incas que se recusavam a se submeterem aos espanhóis se refugiavam. A importância do local é mostrada no documentário Mundo Misterioso dos Incas (Mysterious World of the Inca), da Amazon Prime.
Inclusive, a região pode ter sido o local de descanso final de uma das figuras mais importantes da resistência Inca. “Inca Manco, que assumiu o trono após a morte de Huascar, também morou aqui”, relata o documentário.
Sitio arqueológico de Vitcos, no Peru / Crédito: Wikimedia Commons
"A sepultura de Inca Manco fica no lado sul, onde o rio se chama Pachamama. Nas margens do rio está uma pedra, no estilo inca, e na parte de trás há uma espécie de porta de entrada. Este é provavelmente o túmulo de Inca Manco, porque foi aqui que ele foi morto".
O documentário também relata que na região existem "númerosos lugares estranhos e misteriosos chamados Huaca" que, segundo a crença da região, pode ser tanto uma divindade com poderes sobrenaturais, quanto o local onde eles eram cultuados.
"Além dos santuários criados artificialmente, Huaca pode ser praticamente qualquer coisa, como uma pedra de forma estranha, montanhas, nascentes ou lagos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário