QUANTOS PAÍSES SÃO CONTROLADOS PELA RAINHA ELIZABETH?
A monarca de 93 anos é uma das figuras mais notórias da família real britânica, e atualmente é chefe de Estado de alguns países
CAIO TORTAMANO PUBLICADO EM 28/11/2019
Embora tenha sido maioria entre os países no passado, a monarquia perdeu força para outros modelos de poder, especialmente para as repúblicas presidencialistas. Entretanto, alguns países mantêm a tradição. É o caso do Reino Unido. A, Elizabeth, já está no poder há 67 anos, entrando para a História com o recorde de monarca com mais tempo de reinado.
O que muitos não sabem, é que a chefe de Estado é a longínqua Rainha de 16 países, embora não represente mais uma autoridade executiva em nenhum desses lugares. Nem mesmo na Inglaterra, onde o governo é uma Monarquia Parlamentar.
Esse grupo de territórios é chamado de Reinos da Comunidade de Nações. Assim, países que estão na ilha do Reino Unido, como a Inglaterra e a Irlanda, são de posse da rainha. Por exceção dessas duas nações, as outras todas têm governos separados e independentes.
Pela distância representada geograficamente entre a Rainha e suas antigas colônias, os países independentes como Barbados, Bahamas, Jamaica, Nova Zelândia e Austrália têm a figura real apresentada pelo governador-geral, basicamente uma pessoa indicada pela Coroa.
Todos os países que formam esses Reinos são: Antígua, Barbuda, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão, Santa Lúcia, São Cristóvão e Neves, São Vicente e Granadinas, Tuvalu e Reino Unido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário