segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Pesquisadores encontraram embarcação que pode ser de James Cook.

PESQUISADORES ENCONTRAM EMBARCAÇÃO QUE PODE SER DE JAMES COOK

Os destroços do navio naufragado foram encontrados na baía de Newport, em Rhode Island, Estados Unidos e pode ser o lendário HSM Endeavour
VICTÓRIA GEARINI PUBLICADO EM 16/09/2019.
None
- Reprodução
Recentemente, pesquisadores do Projeto de Arqueologia da Marinha de Rhode Island (RIMAP) analisaram restos de um navio encontrado em 1993 e encontraram vestígios que podem comprovar ser o HSM Endeavour, navio de James Cook.
Crédito: Reprodução / RIMAP
James Cook (1728-1779) foi o primeiro navegador britânico a mapear a linha costeira da Antártica. A bordo do HSM Endeavour, o explorador coordenou sua missão à Oceania. Além disso, mapeou o litoral das ilhas ao redor e foi o primeiro europeu a chegar à Austrália, realizando uma volta ao mundo entre 1768 e 1771.
James Cook / Crédito: Reprodução
Após ser vendido e renomeado como Lord Sandwich, o navio naufragou em 1778. Em 1993, arqueólogos encontraram uma embarcação na região, mas na época, a perícia arqueológica não conseguiu identificá-la. 
O RIMAP analisou os restos do possível HSM Endeavour por meio de um mapeamento tridimensional, mas até o momento não existem provas concretas que seja de fato o navio de James Cook. 
Crédito: Reprodução / RIMAP
A arqueológa do RIMAP, Kathy Abbas, disse ao Live Science que pesquisas mais aprofundadas estão sendo feitas para comprovar se a embarcação é o HSM Endeavour. "Tudo o que vimos este ano é consistente e não vimos nada que diga que não pode ser", disse.
A pesquisadora afirma ainda que a descoberta terá grande relevância para a história de alguns países, como: Austrália, EUA, Grã-Bretanha e Nova Zelândia. "É emocionante, estamos nos aproximando", disse Abbas à FairFax Media.

Nenhum comentário:

Postar um comentário