sábado, 3 de agosto de 2019

Pesquisadores encontram crânio de triceratops de 65 milhões de anos nos EUA.


Fóssil estava no Hell Creek Formation, um dos mais famosos paleontológicos de fósseis de dinossauros do mundo
03/08/2019 - POR REDAÇÃO GALILEU


HARRISON DURAN COM O CRÂNIO DE TRICERATOPS DE 1,5 METRO (FOTO: REPRODUÇÃO/FOSSIL EXCAVATORS)

Com cerca de 65 milhões de anos, um crânio pertencente a um tricerátopo, tipo de dinossauro herbívoro e quadrúpede, foi encontrado nos Estados Unidos. A descoberta foi feito pelo estudante Harrison Duran e seu professor Michael Kjelland, que saíram em uma caça de fósseis em uma área remota do estado da Dakota do Norte.
No dia 4 de junho, a dupla encontrou algo que parecia madeira petrificada, mas que na verdade era um fragmento de crânio de 1,5 metro. O osso estava no Hell Creek Formation,  local com com formações rochosas e um dos mais famosos sítios paleontológicos de fósseis de dinossauros do mundo.
De acordo com Kjelland, a área tinha ossos de três tricertops — uma concentração extraordinariamente alta. Em entrevista ao New York Times, o professor afirmou que é cedo demais para ter detalhes das ossadas, que podem não fazer parte de um esqueleto completo.

ILUSTRAÇÃO DE COMO ERA O TRICERATOPS (FOTO: WIKIMEDIA COMMONS)

Demorou cerca de 10 dias para extrair o crânio frágil do local e o processo não foi nada fácil. Os pesquisadores usaram picaretas para cavar o chão ao redor e chaves de fenda alongadas para tirar a sujeira e a lama dos ossos. Além disso, foi usada uma escavadeira para içar o crânio que, segundo eles, pesava cerca de 400 quilos.
O crânio recebeu o nome de Alice, em homenagem à dona da terra em que estava o fóssil, e agora está no laboratório de Kjelland nos arredores da cidade de Valley City, na Dakota do Norte. “Ainda não estou totalmente certo para onde está indo", disse o professor. "Quero que seja em algum lugar onde muitas pessoas possam visitá-lo, vê-lo e talvez fazer alguma pesquisa."
Nossa fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2019/08/pesquisadores-encontram-cranio-de-triceratops-de-65-milhoes-de-anos-nos-eua

Nenhum comentário:

Postar um comentário