segunda-feira, 22 de julho de 2019

Gordura de porco teria ajudado a mover pedras do Stonehenge.


Novo estudo sugere que construtores engorduravam trenós para facilitar deslizamento das pedras
22/07/2019 - POR REDAÇÃO GALILEU


NOVO ESTUDO SUGERE QUE BANHAS DE PORCOS FORAM USADAS PARA AJUDAR A MOVER PEDRAS DE STONEHENGE (FOTO: PEXELS)

Como as pedras gigantes de Stonehenge foram parar naquela posição circular ainda é um grande mistério para a humanidade. Mas a ciência vem trabalhando para tentar entender. Segundo novo estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, elas só chegaram ao local onde estão hoje graças à gordura de porco.
A teoria dos pesquisadores é que as pedras foram levadas em trenós engordurados com banha de porco, o que teria ajudado no deslizamento das estruturas – que têm 5 metros de altura e chegam a pesar 50 toneladas.
Os arqueólogos já haviam identificado gordura de porco em cerâmicas encontradas próximas ao monumento, mas eles achavam que estaria ligada à alimentação dos construtores. No novo estudo, porém, os pesquisadores de Cambridge concluíram que os potes teriam sido usados para coletar a gordura que pingava dos animais enquanto eles eram assados ​​no espeto. "Esses resíduos podem ser uma prova tentadora da teoria do trenó engraxado", afirma a arqueóloga Lisa-Marie Shillito, líder da investigação, em comunicado.

A maioria dos ossos de porco encontrados no local estavam chamuscados nas extremidades, sugerindo que os animais eram assados ​​no espeto em fogo aberto, e não dentro das cerâmicas. Essas e outras evidências levaram Shillito a constatar que os potes não eram para cozinhar, mas para coletar e armazenar a gordura que seria usada na construção.

A teoria do trenó engordurada também é sustentada por relatos de trabalhadores de outras civilizações que usavam métodos parecidos. Representações da Mesopotâmia e do Egito antigo mostram trabalhadores usando lubrificante líquido para mover grandes blocos de pedra.

Nossa fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2019/07/gordura-de-porco-teria-ajudado-mover-pedras-do-stonehenge

Nenhum comentário:

Postar um comentário