sexta-feira, 19 de julho de 2019

Dinossauro com bico similar ao de ave é descoberto nos Estados Unidos.


O animal ganhou o nome de Aquilarhinus palimentus e tem mandíbula bem larga, que parece duas "espátulas agrupadas"
19/07/2019 - POR REDAÇÃO GALILEU

ILUSTRAÇÃO DO AQUILARHINUS PALIMENTUS (FOTO: ICRA ART/ TEXAS TECH UNIVERSITY )

Uma nova espécie de dinossauro, nomeada de Aquilarhinus palimentus, foi descoberta no Big Bend National Park, no Texas, Estados Unidos. O bicho tem bico similar ao de uma ave e mandíbula bem larga, que lembra a junção de duas "espátulas agrupadas".
“Esse novo animal é um dos mais primitivos Hadrosauridae conhecidos e pode nos ajudar a entender como a ornamentação na cabeça deles se desenvolveu, assim onde o grupo inicialmente evoluiu e de onde migrou”, afirmou Albert Prieto-Márquez, do Instituto Català de Paleontologia Miquel Crusafont, próximo à Barcelona, na Espanha. 
Segundo Prieto-Márquez, a existência do animal é mais uma “peça de evidência” de uma hipótese de que o grupo Hadrosauridae surgiu na parte sudeste dos EUA. Esses bichos tinham bicos e eram os herbívoros mais comuns do período Mesozoico. A parte frontal da mandíbula do dinossauro tem formato que lembra a letra "U" para suportar o bico, adaptado para mastigar plantas.

ILUSTRAÇÃO EM DETALHES DO AQUILARHINUS PALIMENTUS (FOTO: ICRA ART/ TEXAS TECH UNIVERSITY )

Há cerca de 80 milhões de anos, o bicho procurava alimentos entre sedimentos úmidos rochosos e plantas aquáticas que vinham de marés de um rio delta antigo, onde fica o Deserto de Chihuahua, que cobre atualmente partes do México e dos EUA. É provável que quando o dinossauro morreu, alguns de seus ossos tenham sido levados pela água corrente e se fundido com a vegetação, onde uma enxurrada pode ter fossilizado o esqueleto.
A mandíbula do Aquilarhinus palimentus mostrou aos pesquisadores que a nova espécie é mais primitiva do que a do grupo Saurolophidae, que também é formado por dinossauros que tem bicos. Outro grupo com as mesmas características, os Aquilarhinus, também tinham uma crista ossuda, de formato similar à um nariz. A descoberta de uma crista sólida fora do grupo dos Hadrosauridae mostrou aos cientistas que todos os grupos com a estrutura de crista são originários de um ancestral comum.
Os ossos de outra espécie que pode ter parentesco com o Aquilarhinus palimentus foram achados na década de 1980 em um estudo conduzido por Tom Lehman, professor da Universidade Texas Tech. No ano de 1990, foi descoberto que a espécie tinha uma mandíbula muito peculiar, mas que seria mais primitiva do que os dois principais grupos de dinossauro com bicos.
Nossa fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2019/07/dinossauro-com-bico-similar-ao-de-ave-e-descoberto-nos-estados-unidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário