segunda-feira, 3 de junho de 2019

Antigo deus maia lembra e é comparado ao super-herói Batman.


em  

(...) Camazotz, um deus maia adorado há 2.500 anos, (...) trazia uma simbologia bem semelhante ao nome da DC Comics.
Orelhas pontudas, cabeça de morcego e corpo de humano. Camazotz era uma divindade da América pré-hispânica que representava a noite, a morte e o sacrifício. Com uma descrição semelhante ao Batman, registros do deus maia são encontrados até o ano 200 a.C., e acredita-se que sua adoração tenha começado entre os zapotecas de Oaxaca, no México, e tenha ultrapassado fronteiras, chegando a Guatemala e Honduras, onde sua representação pode ser encontrada no Museu de Copán.
Registros sobre o Camazotz, ou Camazot, podem ser encontrados no Popol Vuh, traduzido do idioma quiché para o português como “livro da comunidade”. O documento é um registro da cultura maia produzido no século XVI com uma compilação de narrativas míticas, lendárias e históricas, que apresenta a concepção do mundo na visão deste povo, também chamado de “Bíblia do Quiche Maia”. A antiga divindade foi apelidada de “mestre dos mistérios, da vida e da morte”, também semelhante ao Batman.
Pouco conhecido na cultura maia, e sem muitas informações na Internet, o nome Camazotz tem origem em duas antigas palavras maias: “k’iche”, ou “kame”, pode ser traduzido como “morte”; já “sotz”, tem como tradução “morcego”. A imagem que ilustra esta notícia, porém, não é uma representação antiga do Deus. A armadura é um trabalho realizado no estúdio Kimbal, com sede em Iucatã, no México, que projetou a escultura “Batman ancestral”, criada em 2014 como uma homenagem do grupo para comemorar os 75 anos do super-herói da DC Comics.

Nenhum comentário:

Postar um comentário