sexta-feira, 29 de março de 2019

Rússia, algumas curiosidades.

1. Mais de 100 idiomas diferentes são falados na Rússia.
O idioma oficial é o russo, mas ele cobre apenas 80% da população. Ao todo, existem mais de 100 idiomas (incluindo pequenos dialetos). O principal destes dialetos´e o Tatar, que é falado por 3% da população russa. No entanto, a maioria das pessoas que fala algum tipo de dialeto também é fluente em russo.
2. A palavra russa ‘Czar’ vem da palavra latina ‘caesar’.
O primeiro Czar, ou imperador da Rússia, foi Ivan IV, conhecido também como Ivan, o Terrível. Ele foi coroado em 1547, sendo que o último Czar, Nicolas II, foi executado em 1918.
3. Dois astronautas russos passaram mais tempo no espaço do que qualquer outra pessoa.
Wikimedia
Gennady Padalka quebrou o recorde de mais tempo passado no espaço em 2015, com um total de incríveis 879 dias no espaço, somando cinco voos. O recorde anterior era de Sergei Krikalev, com 803 dias, 9 horas e 39 minutos em seis voos espaciais.
4. A distância entre a Rússia e os EUA é de apenas 4km.
Wikipedia
O trecho de menor distância entre os dois países fica entre as ilhas Pequena Diomede (EUA) e Grande Diomede (Rússia). Apenas 4km separam as duas ilhas, localizadas na região da Sibéria e do Alaska.
Uma curiosidade interessante é que durante o período de inverno uma ponte de gelo se forma entre as duas localidades. No entanto, é estritamente proibido cruzá-la.
Talvez você não saiba, mas o Alaska já pertenceu à Rússia, que vendeu o território para os EUA em 1867.
5. O astronauta russo Yuri Gagarin foi o primeiro humano no espaço.
Wikimedia
Ele orbitou a Terra em um voo de 108 minutos de duração em 1961. Seis anos mais tarde, a Rússia lançou o primeiro satélite ao espaço: o Sputnik.
6. A “Praça Vermelha”, na Rússia, não tem absolutamente nada a ver com o comunismo.
Pixabay
O nome vem do russo “krasnyi”, que originalmente significa “bonito(a)”.
7. A Rússia usava o calendário juliano até 1918.
Como resultado, o time olímpico da Rússia chegou 12 dias atrasado nos Jogos Olímpicos de 1908, em Londres.
8. A Revolução Russa, na verdade, consistiu em duas revoluções.
Em fevereiro de 1917, durante a Revolução, as ruas de Petrograd (moderna St. Petersburg) foram tomadas por violência, culminando na queda do Czar Nicholas e na instauração de um governo provisório. A Revolução de Outubro, no entanto, foi que marcou o começo da Russa Soviética, quando Vladimir Lenin e os bolcheviques (da palavra bolshinstvo, que significa ‘maioria’) tomaram o controle.
9. Um relógio na Rússia marca exatamente o momento em que o comunismo foi instaurado no país.
O relógio na lareira da Sala Branca de Jantar, no Palácio Hermitage, foi parado às 2h10 da madrugada de 25 de outubro de 1917; foi quando o governo provisório, no poder desde a revolução de fevereiro, foi derrotado pelos bolcheviques.
10. A Rússia domesticou uma espécie de raposa.
Wikimedia
O geneticista Dmitry Belyaevat, do Instituto de Citologia e Genética de Novosibirsk, mostrou que uma espécie pode ser domesticada em apenas 50 anos. Hoje em dia, as raposas siberianas são amigáveis e podem ser treinadas.
No entanto, costumam ser muito caras.
11. O matemático russo Christian Goldbach apresentou o problema matemático mais antigo do mundo em 1742.
Ninguém até hoje conseguiu provar ou refutar a conjectura de Goldbach de que “todo inteiro positivo maior que três é a soma de dois primos (não necessariamente distintos)”.
12. Os lucros da produção e exportação de petróleo fazem mais da metade de todo o lucro do país.
A Rússia é o maior produtor de petróleo bruto do mundo, e o segundo maior produtor de gás natural (depois dos EUA). A companhia estatal Gazprom (GazovayaPromyshlennost) é a maior empresa do ramo em todo o mundo.
13. As mulheres russas vivem 12 anos mais que os homens.
Pixabay
A expectativa de vida dos homens russos é de 64,7 anos, enquanto as mulheres possuem uma estimativa de 76,57 anos, de acordo com dados de 2015. Além disso, a Rússias possui 10 milhões de mulheres a mais que homens.
14. A famosa Trans-Siberiana é a maior rodovia do mundo.
Pixabay
Ela possui nada menos que 9200km, e vai de Moscou até Vladivostok. Uma hipotética viagem sem paradas do início ao fim da rodovia levaria 152 horas e 27 minutos, em média.
15. Em média, cada russo bebe 15,1 litro de bebidas alcoólicas por ano.
A Rússia só é batida, neste quesito, pela Bielorrússia, Moldávia e Lituânia. Para se ter uma ideia da íntima ligação entre o álcool e os russos, o país só passou a entender a cerveja como uma bebida alcoólica em 2013. Antes disso, qualquer bebida com menos de 10% de teor alcoólico era considerado “alimento”.
16. A radiação do Lago Karachay pode lhe matar em uma hora.
Flickr
Usado durante anos como um depósito de lixo radioativo, o lago Karachay é o lugar mais poluído de todo o mundo.
17. A Rússia possui o maior arsenal nuclear do mundo.
Com cerca de 7700 ogivas, a Rússia detêm quase a metade de todas as armas nucleares existentes no mundo. Em segundo lugar neste quesito está os Estados Unidos.
18. Durante os 45 anos de Guerra Fria, a União Soviética e os EUA nunca lutaram diretamente.
Em vez disso, ambos os lados financiaram guerras em todo o planeta e se armaram como nunca. A Guerra Fria terminou em 1991, sem que os dois países tenham tido qualquer tipo de confronto direto.
19. Você pode visitar o corpo preservado de Lênin em um mausoléu.
Depois de sua morte, em 21 de janeiro de 1924, cientistas russos realizaram vários testes e experimentos de métodos de embalsamento para preservar o corpo. Desde então eles seguem aprimorando estas técnicas. Todos os anos o corpo é novamente embalsamado, para garantir a preservação.
20. Durante o regime soviético, as pessoas eram encorajadas a ser ateístas.
Durante a época em que as regras soviéticas estavam sendo aplicadas na Rússia, manifestar algum tipo de fé lhe transformava em alvo de discriminação e perseguição. Hoje em dia, no entanto, 15-20% dos russos se dizem ortodoxos, 10-15% são muçulmanos e outros 2% se dizem de outras denominações cristãs.
21. A mulher que mais teve filhos em todo o mundo é russa.
Trata-se da Sra. Vassilyev, (1707-1782), que deu à luz 16 pares de gêmeos, sete trigêmeos e quatro quadrigêmeos. A maioria das crianças, no entanto, não sobreviveu à infância. Esta marca inacreditável está registrada e confirmada no Guinness Book of World Records.
22. O Rio Volga é o maior de toda a Europa, com 3690km e mais de 200 afluentes.
Pixabay
Seus afluentes somam impressionantes 357 mil km.
23. Em 1698, você precisava pagar uma taxa se usasse barba.
Esta lei foi implementada por Pedro, o Grande, que tinha como um de seus objetivos a “ocidentalização” da Rússia.
24. Depois de Nova Iorque, nenhuma outra cidade possui tantos milionários como Moscou.
De acordo com estimativas de 2015 da ‘Huran Global Rich List’, a Rússia possui um total de 93 bilionários (pessoas com patrimônio superior a 1,000,000,000 dólares).
25. A aldeia russa de Oymyakon é o lugar permanentemente mais frio da Terra.
Wikimedia
Em 6 de fevereiro de 1933, o vilarejo siberiano de Oymyakon registrou uma inacreditável temperatura de -68ºC.
26. Cientistas russos devolveram à vida uma planta extinta há 32 mil anos.
O fruto de uma minúscula flor ártica foi armazenada na toca de um esquilo no ártico e ficou congelada na tundra siberiana até uma recente escavação. Cientistas descongelaram células da placenta (a parte da fruta que produz sementes) e as transformaram em plantas inteiras.
27. Cerca de 70 gatos percorrem os 14km de corredores do Hermitage, em São Petersburgo.
Os gatos estão no local desde 1745, quando foram levados até lá para combater as infestações de ratos. Hoje em dia, são cuidados por três voluntários, e possuem sua própria cozinha e um pequeno hospital.
28. Cerca de 20% das árvores do mundo inteiro estão na Rússia, e 1/5 da água doce do mundo está no Lago Baikal.
Pixabay
O Lago Baikal é o maior e mais profundo lago de água doce do mundo, e está situado ao norte da fronteira com a Mongólia, no sudeste da Sibéria. O lago possui 644km, e 1637m de profundidade. A Rússia também abriga 640 bilhões de árvores – quase metade do país é coberto de árvores.
29. A Rússia é o maior país do mundo, e é maior que Plutão.
A Rússia possui 17 milhões de km², sendo que a Sibéria ocupa 77% deste território. Trata-se de um país tão grande que chega a possuir 11 diferentes fusos horários. A Rússia possui uma população de aproximadamente 144 milhões de pessoas.
30. A maior coleção de itens relacionados a esquilos em todo o mundo pertence ao russo Pavel Gerasimov.
Ele possui nada menos que 1100 artigos, incluindo uma estatueta de esquilo em ouro maciço.
via Expatica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário