domingo, 3 de fevereiro de 2019

Dia de São Brás ou San Blás - Dia 03 de Fevereiro - Peru.


3 DE FEVEREIRO - DIA DE SÃO BRÁS - PROTETOR DA GARGANTA
Rezemos juntos:
Ó glorioso São Brás, que restituístes, com uma breve oração, a perfeita saúde de um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expirar!
Obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta.
Conservai a nossa garganta sã e perfeita, para que possamos falar corretamente e, assim, proclamar e cantar os louvores de Deus.
Amém.


Igreja de São Blás. Templo de San Blás. 
Neste dia 03 de fevereiro de 2019, estávamos em Cusco no Peru e por coincidência, fomos almoçar num restaurante tradicional em San Blás quando nos deparamos com esta festa popular da Igreja Católica e da Divindade Inca. 


Em frente a Igreja estava uma tenda com a banda da comunidade; uma outra tenda com pessoas vestidas com roupas de domingo para a missa do Santo; uma outra tenda com pessoas fantasiadas e várias tendas com comidas e bebidas típicas para a festa. 


Algumas pessoas estavam vestidas com trajes típicos cusqueños para serem fotografadas com os seus bichinhos (lhamas e alpacas) e assim conseguir uns trocados.


A banda tocava uma música alegre e empolgante, tipo música de carnaval.


As pessoas dançavam alegremente e algumas usavam máscaras e trajes bem profanos e brincalhões.


A mistura de culturas e religiosidade foi o mais curioso e divertido que pude presenciar, pois o sagrado e o profano estavam em festa.


As máscaras masculinas tinham narizes compridos e grossos com o formato e o desenho do falo masculino. Perguntei sobre esse tipo e um cidadão me explicou que é em homenagem a fertilidade. 







A animação tomava conta da praça.


As barracas de comidas típicas ofereciam o cuy (porquinho da índia) assado, couve refogada, ovos de peixe seco, pimentões crus ou assados, couve flor empanada e batatas cosidas. Um prato enorme com tudo isso custava S/ 5 soles e dava para 2 adultos comerem.



Para beber era a Inka Cola, refrigerante amarelo deles por S/ 2 soles ou cerveja Cusqueña, por S/ 8 soles, em temperatura ambiente.


O Santo foi carregado nos ombros de meninos fortes e atrás vinha a banda com a música presa nas costas do colega da frente para não perder o ritmo. Assim iniciou a procissão. 









A ladeira de descida para o Mercado de São Blás é bem difícil e as pessoas nas janelas aplaudiam e jogavam pétalas de rosas amarelas e vermelhas saudando o Santo.  









Na rua abaixo fica o Mercado de San Blás, uma rua com o comércio do bairro. Ali o Santo ficaria o dia todo e a festa continuaria até o final da tarde quando iriam levar o Santo de volta para a Igreja.  



No dia do aniversário de San Blás (03/02), tivemos a sorte de acompanhar esta linda festa.

Imagens de arquivo pessoal feitas em 03/02/2019.

Boa pesquisa e bom passeio.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário