Igreja Nossa Senhora das Dores. Localizada na rua dos Andradas s/nº. É a mais antiga igreja da cidade ainda em pé. Construída em 1813. Só recebeu o pároco em 1859 a pedido de Dom Pedro II que indicou o Padre José Soares do Patrocínio Mendonça.
A escadaria só foi terminada em 1873, pois antes o acesso era pela Rua Riachuelo, atrás da Igreja. A Igreja tem um estilo eclético porque levou muito tempo para ser construída, antes o estilo era barroco colonial mas levou tempo e o estilo caiu em desuso. Por fora tem vários detalhes diferentes, germânicos e outros, e por dentro é decorada em talha dourada com estilo barroco tardio com elementos neoclássicos com um importante grupo de estátuas barrocas de Cristo em tamanho natural representando o Ciclo da Paixão.
A Igreja chamada de Dores, representa uma das 7 dores de Maria, originada no século XV mas em 1667 foi estabelecida como uma liturgia das Sete Dores de Maria: 1 - a profecia de Simeão, 2 a Fuga para o Egito, 3 perda de Jesus no Templo aos doze anos, 4 o caminho da cruz, 5 a crucificação, 6 a deposição e 7 o sepultamento de Jesus. Representados simbolicamente por 7 espadas cravadas no coração de Maria. Introduzida em Portugal pelos padres oratorianos e no Brasil em 1770.
Nave da Igreja e Capela Mor.
Altar Mor.
Nave em Restauro.
Segundo a lenda, a demora da construção é devida a maldição de um escravinho condenado a forca, injustamente por ser acusado de ter roubado um colar da Imagem da Nossa Senhora. Um historiador discorda afirmando que a condenação foi por assassinato.
Imagem levada para a igreja em 1813.
A Igreja foi tombada em 1938 e incluída ao patrimônio histórico artístico nacional.
imagens de arquivo pessoal da autora do blog.
Abaixo, folder da Igreja com informações.
atualizado em janeiro de 2020.
bom passeio e boa pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário