Pintura na Idade Média. Jan Van Eyck –
Obra: Maria com el Niño em la Iglesia
– Nossa Senhora com o menino Jesus nos braços,
dentro de uma igreja gótica, do pensamento medieval
dos séculos XV e XVI.
Pintura na Idade Média. Maestro de Flemalle –
Obra: Cristo Crucificado – as três Marias,
uma está abraçada na cruz,
outra mulher encontra-se ao lado,
ela está bem vestida e tem as mãos juntas
sobre a barriga, ela olha p/ Jesus e
no outro lado tem um homem que está de
costas p/ Jesus com a mão esquerda no rosto,
como quem não quer ver.
Pintura na Idade Média. Roger Van Der Weyden – Obra: Altar de Middelburg – Adoracion del Niño – na pintura estão adorando uma criança que está deitada sob um manto, atrás dela tem anjinhos, um frei abençoa e um senhor com roupas medievais e uma mulher que também acompanha na cena. Quadro que provavelmente foi encomendado.
Pintura na Idade Média. Roger Van Der Weyden – Obra: Altar de San Juan – El degollamiento de San Juan Batista – João Batista é considerado precursor de Cristo, inventou o batismo como ritual de purificação, ele é mais velho e batiza Cristo. É o primeiro que diz que Cristo é o messias. Temática. Ele foi degolado a pedido de Salomé, filha de Herodiade, amante de Herodes e mulher do irmão dele. A Herodiade detestava João Batista pelas acusações de adultério, ele não parava de falar. Pediu a filha que prendesse Batista, pois Heródes estava bêbado, como sempre e Salomé pediu a cabeça de João Batista e Heródes aceitou. Era um homem incompetente, adúltero, tarado e o filho de Heródes que matou os inocentes. É o símbolo dos vícios, a Salomé é uma pecadora, quase demoníaca, judia e traidora, pior que a Cleópatra. Seu fim foi patinar no gelo e caiu quando voltou, o gelo fechou e cortou a cabeça dela, assim contava a lenda cristã; mais a verdade é que ela não foi embora e casou comum cara rico e virou rainha de uma cidade qualquer. Ela é o símbolo da sedução pervertida, pior que a mãe Herodíade, não tem nem desculpa, padroeira das stripers, era enlouquecida e perdia 7 (sete) os véus.
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