quarta-feira, 2 de setembro de 1998

O Chocolate Asteca.


O Chocolate Asteca.

Os astecas acreditavam que o deus Quetzalcoátl havia trazido as sementes de cacau do céu e espalhado pela terra. Os maias e astecas torraram essas sementes e faziam um mingau marrom que chamaram de chocoatl, caroço de cacau. Depois começaram a misturar com outras coisas. O auge do cacau foi no séc. XV, as sementes foram usadas como moeda, um coelho valia 8 sementes e um escravo valia 100 sementes de cacau. Os espanhóis foram os primeiros europeus a conhecer o chocolate. Hernán Cortez desembarcando em Vera Cruz foi recebido pelo imperador asteca Montezuma e muitas taças de chocolate. Depois de mais ou menos 5 anos, os astecas foram arrasados, o imperador assassinado pelo homem que veio do mar e podia ter sido o deus do chocolate. A maioria dos astecas foi destruída pelos espanhóis. O que sobrou causa admiração.

Fonte: Palestra e imagens cedidas pelo Prof.: Murilo de Povos da América Cetral. 

Concluído no dia 02/09/98.


Nenhum comentário:

Postar um comentário